Jovem autista é baleado enquanto buscava sobrinho na escola em Salvador

Um jovem identificado como Marcos Vinícius, autista, morreu após ser baleado na Rua da Bomba, no bairro do Rio Sena, Subúrbio Ferroviário de Salvador, nesta segunda-feira (23).

Segundo amigos e familiares, Marcos saiu de casa para buscar o sobrinho na escola quando ocorria uma operação policial na região. Testemunhas relatam que, ao notar a presença dos policiais militares, ele se assustou, correu e acabou atingido duas vezes por disparos feitos pelos agentes. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos.

A morte causou revolta entre moradores. Na noite desta segunda, vizinhos, amigos e familiares fizeram um protesto na região, pedindo justiça e criticando a ação da polícia.

“A polícia mata e diz que era traficante? Aqui não. Não era bandido, não era traficante. Era só um menino”, disse um dos manifestantes.

A mãe de Marcos, Maria do Carmo, passou mal durante a mobilização e precisou ser amparada por vizinhos. Uma amiga da família contou que acompanhava o jovem no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e reforçou que ele não tinha envolvimento com o crime.

A Polícia Civil informou que investiga as circunstâncias da morte. Até agora, não há detalhes sobre a motivação nem sobre a autoria dos disparos.

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA), por sua vez, afirmou que agentes da Rondesp BTS foram acionados para atender uma ocorrência de troca de tiros entre grupos criminosos na Rua da Bomba, onde foram recebidos com disparos.

"Durante a incursão, [os agentes] localizaram Marcus Vinicius Alcântara, de 26 anos, ferido. A vítima foi imediatamente socorrida ao Hospital do Subúrbio, mas, apesar do pronto atendimento médico, não resistiu", disse.

A corporação lamentou o falecimento do jovem, destacando que "segue firme no seu dever constitucional de proteger vidas e garantir a segurança pública, atuando com respeito aos direitos humanos".

Leia a nota completa:

Policiais da Rondesp BTS, ao atenderem a uma ocorrência de troca de tiros entre grupos criminosos, na tarde de segunda-feira (22), na Rua da Bomba, bairro Rio Sena, em Salvador, foram recebidos a disparos e, durante a incursão, localizaram Marcus Vinicius Alcântara, de 26 anos, ferido.

A vítima foi imediatamente socorrida ao Hospital do Subúrbio, mas, apesar do pronto atendimento médico, não resistiu.

A Polícia Militar da Bahia lamenta profundamente o falecimento de Marcus Vinicius e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor. O caso é acompanhado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que instaurou investigação para apurar o fato.

Outras notícias

CIDADE

Parque Naturalizado do Centro de Interpretação da Mata Atlântica recebe mais de 5 mil visitantes no seu primeiro mês

28 de Novembro de 2025

CIDADE

Cartório de São Desidério é destaque nacional e reúne principais prêmios de excelência e inclusão inéditos na Bahia

28 de Novembro de 2025

CIDADE

Salvador sanciona leis e garantem permanência de animais comunitários

28 de Novembro de 2025

CIDADE

Vereador João Cláudio Bacelar solicita instalação de estátua de Jimmy Cliff em ponto turístico de Salvador e apresenta m

28 de Novembro de 2025

SAÚDE

Mutirão do Hospital Municipal do Homem reforça acesso a cirurgias eletivas com nova triagem neste sábado (29)

28 de Novembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025

Revelação de personagem trans em ‘Três Graças’ provoca grande repercussão nas redes: “Cena digna de Oscar” 26 de Novembro de 2025