Operação combate venda de bebidas alcoólicas adulteradas em Salvador
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) deu início, nesta segunda-feira (6), a uma operação conjunta com a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) para fiscalizar estabelecimentos suspeitos de comercializar bebidas alcoólicas falsificadas ou contaminadas na capital baiana.
Batizada de “Bebidas Etílicas”, a ação busca identificar produtos que possam representar riscos à saúde da população e garantir a segurança do consumidor.
O primeiro local inspecionado foi uma fábrica e ponto de venda de bebidas localizado no bairro de Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário. Durante a vistoria, foram coletadas amostras para análise e o Procon-BA autuou o responsável pelo estabelecimento por manter produtos vencidos e por falhas nas condições de produção e armazenamento.
Em outra etapa, realizada em Nova Constituinte, no bairro de Periperi, as equipes encontraram 24 garrafas de uísque com indícios de falsificação, além de tampas, rótulos e lacres utilizados para adulterar as embalagens. O material foi apreendido e encaminhado ao DPT, enquanto o morador do imóvel prestou depoimento na Delegacia do Consumidor (Decon).
A Polícia Civil também realizou fiscalizações na Feira de São Joaquim, com apoio da Vigilância Sanitária Municipal, da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (Semop).
Nas ações dos dias 3 e 4 de outubro, foram apreendidas diversas garrafas de bebidas destiladas e galões com líquidos de origem desconhecida, que foram recolhidos para perícia técnica.
Outras notícias

Leo Prates apresenta projeto que proíbe cobrança de taxa por mala de mão em voos
13 de Outubro de 2025

Seleção Brasileira desembarca em Tóquio para amistoso contra o Japão
13 de Outubro de 2025

Bruno Reis anuncia criação de mais cinco restaurantes populares para ampliar refeições gratuitas em Salvador
13 de Outubro de 2025

Lula será recebido pelo Papa Leão XIV no Vaticano nesta segunda-feira (13)
13 de Outubro de 2025

Quatro homens são presos com mais de R$ 4 mil em cédulas falsas em Luís Eduardo Magalhães
13 de Outubro de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Alcione homenageia ministro Alexandre de Moraes durante show em Brasília 13 de Outubro de 2025
