SEC e Uneb abrem inscrições para curso sobre equidade na Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), está com inscrições abertas, até o dia 27 de outubro, para o curso de aperfeiçoamento "Educar para a equidade: currículo, práticas e experiências”, que integra o Programa de Formação Continuada de Docentes da Educação Básica em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade (PROGRES). Ao todo, serão ofertadas 2.700 vagas voltadas a professores da rede estadual de ensino e egressos do Ensino Superior. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita, pelo link .

Idealizado e executado pelo Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (CEGRES Diadorim/Uneb), em articulação com a Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD/Uneb), o curso visa qualificar docentes e egressos de Instituições de Ensino Superior para o enfrentamento das violências de gênero, raça, etnia e sexualidade no ambiente escolar.

Com carga horária de 180 horas, o curso será ofertado na modalidade Educação à Distância (EaD), dividido em três módulos de 60 horas: Módulo I – novembro de 2025; Módulo II – março de 2026; e Módulo III – maio de 2026. As aulas serão síncronas e realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Os módulos abordarão temas como "Gênero, raça, etnia e sexualidade no currículo"; "Estratégias de prevenção e enfrentamento da violência no contexto escolar"; e "Empoderamento das mulheres e implementação da Lei nº 14.452/2022, que institui a Campanha Permanente de Enfrentamento ao Sexismo, nas escolas baianas".

Carla Nogueira, coordenadora de Educação Antirracista, Relações Étnico-Raciais e Diversidade da SEC, destacou a relevância do curso. “Esta é uma ação voltada para professores da rede estadual para promover o debate e a reflexão crítica em torno de temas essenciais, como gênero, raça, etnia e sexualidade. Temos uma rede com estudantes negros e negras, pessoas cis e pessoas trans. Por isso, subsidiar nossos professores com estes conhecimentos, para que atuem de forma diferenciada e em favor da diversidade, é fundamental para fortalecer a educação inclusiva na rede estadual”, afirmou.

Vale destacar que o processo já teve uma primeira etapa concluída, voltada à seleção de professores formadores, realizada entre 6 e 13 de outubro, por meio do Edital nº 119/2025, em caráter temporário e sob regime de bolsa, para atuação no PROGRES. A ação representa mais um investimento da SEC na qualificação dos educadores da rede estadual de ensino, fortalecendo práticas pedagógicas que valorizam a diversidade, a equidade e o respeito às diferenças.
 

Foto: Memo Soul - Ascom/SEC

Outras notícias

SAÚDE

Ba x Vi da Saúde: SMS realiza campanha de enfrentamento à Sífilis durante clássico desta quinta-feira (16)

15 de Outubro de 2025

CULTURA

Ilê Aiyê apresenta tema do Carnaval 2026 com show no Pelourinho

15 de Outubro de 2025

FAMOSOS

Em clima de romance com Vini Jr., Virginia Fonseca marcou presença no ensaio da Grande Rio ao lado da mãe do jogador

15 de Outubro de 2025

CIDADE

Câmara de Salvador analisa implementação de Wi-Fi gratuito em feiras e mercados municipais

14 de Outubro de 2025

CIDADE

Bahia recebe delegação italiana para incentivo à produção de pescado na Baía de Todos-os-Santos

14 de Outubro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Em clima de romance com Vini Jr., Virginia Fonseca marcou presença no ensaio da Grande Rio ao lado da mãe do jogador 15 de Outubro de 2025

Gilberto Gil move ação contra padre por intolerância religiosa e pede indenização de R$ 370 mil 14 de Outubro de 2025