Lavagem de Itapuã celebra 121 anos com tradição religiosa e cortejo cultural; confira esquema especial de serviços

Nesta quinta-feira (05), a tradicional Lavagem de Itapuã celebra 121 anos de história, combinando o sagrado e o profano e consolidando-se como uma das manifestações culturais e religiosas mais emblemáticas de Salvador. Criada em 1905, a festa nasceu da devoção popular e da força das tradições afro-brasileiras, transformando-se, ao longo das décadas, em um dos eventos mais simbólicos do calendário baiano.

Inicialmente realizada em 2 de fevereiro, data dedicada a Iemanjá, a lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã era feita como pedido de proteção. A partir da década de 1930, o evento passou a ocorrer na quinta-feira que antecede o Carnaval, tornando-se o encerramento do ciclo das festas populares de verão.

A programação inclui a lavagem ao amanhecer, mantida por moradores locais, seguida por um cortejo de baianas vestidas de branco, levando potes de cerâmica, água de cheiro e flores. A festa é marcada pela mistura da fé católica com religiões de matriz africana, além da presença de grupos culturais, capoeira, samba de roda e do tradicional Afoxé Filhos de Gandhy.

A concentração da festa começa à meia-noite, com a saída do Bando Anunciador às 2h. Às 5h acontece a Lavagem Nativa, seguida da Alvorada. A partir das 7h, o grupo Mulheres que Incentivam desfila no contrafuxo do cortejo. Já às 10h, tem início o Cortejo das Baianas do Coqueiral de Piatã.

Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, Itapuã é um território simbólico para a capital baiana. “A lavagem representa o encontro entre fé, ancestralidade e tradição. Respeitamos e celebramos essa diversidade, que é um dos maiores patrimônios da nossa cidade”, afirmou.

Mobilidade – Para garantir a mobilidade das pessoas que irão participar, a operação da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) inclui mudanças temporárias de itinerário, reforço da frota e ordenamento de serviços como táxi e mototáxi, buscando fluidez, segurança e conforto aos usuários. Haverá interdições progressivas de vias entre 6h e 23h, atingindo trechos da Avenida Octávio Mangabeira (entre a Praça de Piatã e o Largo da Cira) e da Avenida Dorival Caymmi (do retorno antes do Banco do Brasil até a região da Sereia de Itapuã).

Para manter o atendimento, as linhas terão desvios organizados nos sentidos Itapuã–Centro e Centro–Itapuã, utilizando, entre outras vias, as avenidas Paralela, Orlando Gomes e Octávio Mangabeira, além de rotas alternativas para acesso a localidades como Nova Brasília de Itapuã, Pedra do Sal e Abaeté.

Também será implantada uma frota reguladora com seis ônibus extras na Estação Mussurunga, que ficarão à disposição da fiscalização entre 17h e 23h. As concessionárias ainda deverão manter equipes de apoio e orientação ao público durante todo o dia do evento, das 5h até o encerramento da operação.

Para facilitar o acesso e a saída do público, a Semob determinou a instalação de um ponto especial de táxi e mototáxi na Avenida Dorival Caymmi, em frente ao Baianão. O local funcionará exclusivamente para atendimento ao evento, oferecendo uma alternativa rápida e organizada de deslocamento para quem optar pelo transporte individual regulamentado.

Segurança e saúde – A segurança na Lavagem de Itapuã será reforçada com a atuação de 100 agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador. O efetivo prestará apoio aos órgãos públicos na fiscalização e no ordenamento do trânsito e do comércio informal, além de realizar outras ações de controle, garantindo a segurança e a tranquilidade do evento.

Para garantir a assistência à saúde de baianos e turistas que participarão do evento, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) disponibilizará ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para cobertura da área, visando proporcionar agilidade nos atendimentos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, localizada na Rua da Cacimba (atrás do Mercado Municipal de Itapuã), estará na retaguarda para acolher possíveis ocorrências provenientes do festejo.

Ordenamento e manutenção – A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador (Semop) atuará na fiscalização, no ordenamento e na orientação aos ambulantes durante o evento, com o objetivo de garantir a organização do espaço público, a segurança dos participantes e o cumprimento das normas municipais. Cerca de 30 agentes estarão em campo, promovendo o ordenamento das atividades comerciais, orientando os trabalhadores e coibindo irregularidades, assegurando o uso adequado dos espaços públicos e o bom andamento da festa para a população.

Para que as pessoas possam curtir a Lavagem sem riscos de acidentes, a Secretaria Municipal de Manutenção realizou a verificação e o reparo da malha viária por meio da Operação Tapa-Buracos. Além disso, o órgão podou as árvores e realizou a limpeza dos coqueiros da orla.

As manutenções também incluíram a revisão do sistema de drenagem, a limpeza das caixas de sarjeta (bocas de lobo), a desobstrução da rede de drenagem (jateamento de rede), a reposição de tampas e grelhas em concreto ou ferro fundido, o reparo das calçadas públicas em concreto e pedra portuguesa na Praça Dorival Caymmi e no Largo da Igreja Nossa Senhora da Conceição, a recuperação do pavimento intertravado (piso compartilhado na Rua Aristides Milton, na orla do bairro) e o reparo e a pintura da ciclovia.

As equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estarão de prontidão, realizando varreduras no circuito da Lavagem de Itapuã e atendendo solicitações pelo 199. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel ou desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato, de forma gratuita, pelo telefone 199. Como serviço essencial, a Codesal funciona todos os dias em regime de plantão, 24 horas.

Outras notícias

CIDADE

Com investimentos em áreas verdes, Prefeitura transforma ruas e avenidas em locais mais arborizados em Salvador

05 de Fevereiro de 2026

SAÚDE

SMS e SAMU 192 realizam simulado de incidente com múltiplas vítimas para o Carnaval de Salvador 2026

05 de Fevereiro de 2026

CIDADE

Operação Persona investiga crimes virtuais em Vitória da Conquista

05 de Fevereiro de 2026

CIDADE

Linhas da Lapa retornam ao subsolo da estação a partir desta sexta-feira (6)

05 de Fevereiro de 2026

POLÍTICA

SAC Alba inicia atendimento à população nesta semana

05 de Fevereiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Influenciadora denuncia dona de restaurante em Salvador por cuspir em bebida 04 de Fevereiro de 2026

Oruam pode voltar à prisão após denúncia por disparo de arma de fogo 30 de Janeiro de 2026