Semob apresenta Política de Mobilidade Urbana Sustentável

As diretrizes do Projeto de Lei nº 79/2018, que institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador, foram apresentadas à Câmara pelo secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, na tarde desta terça-feira (17). A explanação, que contou com a presença de diversos vereadores, aconteceu no Salão Nobre.

Segundo destacou o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), “o objetivo da audiência é dar conhecimento aos vereadores sobre o projeto”. Ainda segundo Prates, a matéria será votada em plenário no dia 18 de junho.

Conforme Mota e o diretor de Planejamento de Transporte da Semob, Eduardo Leite, a proposição representa o “marco regulador” da mobilidade municipal. Durante a explanação, eles ressaltaram que o projeto visa aliar o transporte urbano ao desenvolvimento social e econômico da cidade.

O PL também engloba o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador (PlanMob). A empresa que venceu a licitação para o desenvolvimento do plano foi o consórcio a TTC/Oficina, que apresentou melhor proposta técnica e menor valor – R$ 2,9 milhões.

O vereador Felipe Lucas (MDB) parabenizou a apresentação e salientou que os benefícios com a fluidez do tráfego serão diversos para a população. Já a vereadora Marta Rodrigues (PT), líder da Oposição, e os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Hilton Coelho (PSOL) cobraram aprofundamento do debate. Fábio Mota rebateu a observação e afirmou que “o Plano de Mobilidade de Salvador é marcado pelo maior número de debates no Brasil”.

Além dos vereadores citados, participaram da atividade Vado Malassombrado (DEM), Henrique Carballal (PV), Kiki Bispo (PTB), Odiosvaldo Vigas (PDT), Tiago Correia e Cezar Leite, do PSDB, Teo Senna (PHS) e Hélio Ferreira (PCdoB), presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais. 
 

Outras notícias

CIDADE

Salvador tem tempo chuvoso neste final de semana; veja previsão

23 de Maio de 2025

POLÍTICA

’Crime estampado na cara da sociedade’, brada vereadora Marcelle Moraes após invasão na Câmara de Salvador

23 de Maio de 2025

POLÍTICA

Confusão na Câmara tem porradaria entre PMs e Guardas Municipais

23 de Maio de 2025

POLÍTICA

Governo recua e revoga parte do aumento do IOF; veja mudanças

23 de Maio de 2025

POLÍTICA

Marcelle Moraes cobra revogação do EAD para o curso de medicina veterinária: ‘Irresponsabilidade Ministério da Educação’

22 de Maio de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024