Prefeitura e Unicef dão início às ações da Semana do Bebê 2018
.jpg)
Foto: Reprodução
A base da vida. Esse é o mote da edição de 2018 da Semana do Bebê, celebrada na capital baiana entre 24 e 31 de agosto, que tem como tema o aleitamento materno. A Semana do Bebê é uma parceria entre a Prefeitura e o Unicef e, neste ano, tem como objetivo reforçar a mensagem de que a amamentação pode ser a chave para prevenir todas as formas de desnutrição, garantir a segurança alimentar, mesmo em tempos de crises, e quebrar o ciclo de pobreza.
“O leite materno é o alimento mais completo que existe para o recém-nascido. Protege de doenças respiratórias e imunológicas, além de prevenir alergias. O leite, ainda, é um forte aliado no combate à mortalidade infantil”, explica a Técnica de Saúde da Criança, Adriana Ferreira.
A abertura oficial da mobilização acontece nessa sexta-feira (24), a partir das 9h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal, localizado na praça Thomé de Souza. Durante a solenidade de abertura será apresentado o edital do Prêmio de Boas Práticas em Aleitamento Materno para instituições públicas, privadas e comunitárias que atuam no município.
Já no domingo (26), às 9h, centenas de mamães se reunirão no Parque da Cidade para um grande ‘Mamaço’. Durante o evento Mamando no Parque, rodas de conversas serão promovidas no intuito de esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno. Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar palestras e distribuição de material educativo nos postos de Salvador para sensibilização sobre a importância da amamentação.
No Brasil, não há porcentagem de mães que acreditam que a amamentação deva ser deixada de lado. Dados da Pesquisa Global Lansinoh Sobre Amamentação 2017 revelam que a maioria das brasileiras (41%) acreditam que um bebê deva ser amamentado por um período de 6 a 12 meses e 33% amamentaram por esse período. Exceto por questões pontuais, a maior parte das mulheres pode e deve amamentar seu bebê por 2 anos ou mais, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais atividades - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) também participa da semana especial. A pasta dá início ao concurso Bebê Show nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que vai até a quinta-feira (30). O objetivo da ação é assegurar a atenção e os cuidados adequados aos bebês atendidos nas instituições de Educação Infantil, criando espaços de diálogos com as famílias sobre a importância do aleitamento materno, o incentivo às vacinas e a frequência no CMEI.
Para ser um bebê show, a criança deve estar com o cartão de vacina completo, o mais frequente no CMEI e mais novo. O bebê selecionado receberá um kit de presente contendo um creme dental; uma escova de dente; um repelente; uma colônia alfazema; uma escova de cabelo; uma toalha de banho; uma camiseta da Semana do Bebê e um organizador. As ações envolvem ainda a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) e Secretaria de Política de Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Outras notícias
Câmara aprova projeto que autoriza entrada de animais de estimação em hospitais de Salvador
17 de Dezembro de 2025
Bares e restaurantes estão com menu especial para o Natal no Centro Histórico de Salvador; confira
17 de Dezembro de 2025
Dezembro Laranja: profissionais do 16º Centro de Saúde alertam sobre câncer de pele
17 de Dezembro de 2025
Pesquisa Quaest aponta Lula com vantagem de 46% contra 36% de Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno de 2026
17 de Dezembro de 2025
Operação da Polícia Civil aprofunda investigação sobre lavagem de dinheiro no setor de combustíveis na Bahia
17 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
SBT troca especial de Zezé Di Camargo por episódio inédito de Chaves 17 de Dezembro de 2025