Manifestações culturais irão acontecer normalmente durante Festa de Iemanjá

Diante dos boatos e informações equivocadas que estão sendo disseminadas nas redes sociais e até por alguns sites, a Prefeitura reforça que não existe qualquer iniciativa para proibir as manifestações e diversos grupos culturais que participam todos os anos da Festa de Iemanjá.


A reunião realizada ontem na sede da Prefeitura-Bairro do Rio Vermelho, envolvendo diversos órgãos públicos municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (AMARV) e a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha) tratou apenas do ordenamento e regulamentação de eventos em locais privados, a exemplo de bares e restaurantes, para garantir justamente que as manifestações dos diversos grupos culturais ocorram livremente nas ruas.


Como acontece há dois anos, ficou definido, por exemplo, que não será permitido o uso de som na área externa ou voltado para a rua dos estabelecimentos comerciais localizados no perímetro da festa. O objetivo dessa medida é evitar situações que já ocorreram no passado, a exemplo de bares que colocaram alto-falantes e cadeiras nas ruas do Rio Vermelho durante a Festa de Iemanjá, impedindo a livre circulação das pessoas e dos grupos culturais. Essa decisão foi aprovada pelos presentes na reunião, e não é exclusiva da Prefeitura.


Os estabelecimentos comerciais podem realizar eventos internos durante a Festa de Iemanjá, ou seja, sem o som voltado para a rua ou em área pública e até as 22h, desde que peçam a licença junto à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Essa autorização deve ser buscada presencialmente na sede da Subcoordenação de Combate à Poluição Sonora, vinculada à Semop, na Avenida Cônego Pereira, 714, Dois Leões. Maiores informações no telefone 32029723.


A decisão de ordenar a realização de eventos privados durante a Festa de Iemanjá, algo que já acontece há dois anos e que não é surpresa alguma, gerando uma falsa polêmica, é fruto de diversas solicitações feitas através da Prefeitura-Bairro do Rio Vermelho por moradores, comerciantes e pescadores da localidade, e tem como objetivo garantir a segurança e a ordem pública. Vale lembrar que a festa reúne milhares de pessoas.

 

Enxaguada - Em relação à Enxaguada de Iemanjá, a Prefeitura esclarece que a organização do evento solicita a autorização junto à Central de Licenciamento de Eventos da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) para a realização do evento, que não acontece na rua, mas sim na área do estacionamento da Vila Caramuru.

Outras notícias

ENTRETENIMENTO

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Guarda Municipal poderá reforçar proteção ambiental nas áreas costeiras de Salvador

31 de Julho de 2025

SAÚDE

Parto de quadrigêmeos emociona equipe da Maternidade José Maria de Magalhães, em Salvador

29 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024