Salvador salta para 4ª posição no desenvolvimento de tecnologia e inovação no Brasil

 

FOTO: REPRODUÇÃO

 

Salvador está na 4ª posição do Ranking Connected Smart Cities no que diz respeito à tecnologia e inovação. Até o ano passado, a capital baiana ocupava a 28ª posição nesta temática. O estudo, que avalia municípios sob a ótica do desenvolvimento inteligente e sustentável, também colocou a capital baiana entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Em 2020, Salvador figurava na 27ª posição.

Dentre as principais iniciativas que fizeram a capital baiana saltar da 28ª posição, em 2020, para a 4ª posição, em 2021, no eixo temático “Tecnologia e Inovação”, do ranking, estão a promulgação da Lei da Informação (Lei nº 9.534/20), a entrada de novos serviços no programa Fala Salvador e a ampliação da rede de acesso à internet Conecta Salvador.

“O Conecta Salvador está sendo ampliado. Já adicionamos mil equipamentos novos na cidade, que foram instalados, principalmente, nas escolas municipais. Além disso, colocamos a rede wi-fi da Prefeitura nos principais parques do município, como o Parque dos Dinossauros e o Parque da Cidade, e na Cidade da Música, que será inaugurada já com internet gratuita para a população”, revela o secretário municipal de Tecnologia e Inovação (Semit), Samuel Araújo.

Os números do ranking foram divulgados no Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility 2021, realizado no início deste mês em São Paulo. Na ocasião, o titular da Semit ministrou palestra, no formato on-line, sobre o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que definirá as linhas da política pública de tecnologia para a capital baiana pelos próximos 30 anos.

Entre as linhas de ação do PDTCI destaca-se a implantação da infovia municipal, que estabelecerá a rede de conectividade da cidade com a prefeitura, através de sensores inteligentes de trânsito, iluminação e saneamento. Além disso, promoverá o armazenamento em nuvem dos dados produzidos pelos sistemas municipais, assim como o observatório da cidadania, que vai intensificar a participação dos soteropolitanos na fiscalização dos serviços e na tomada de decisões junto com o poder público da cidade.

As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura/Secom

Outras notícias

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024