Promoção Social leva assistência a detentas do Conjunto Penal Feminino
Como forma de ampliar o acesso das famílias a benefícios socioassistenciais, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou ação itinerante do CadÚnico no Conjunto Penal Feminino, localizado na Mata Escura. A intenção foi proporcionar aos familiares, das mulheres que estão privadas de liberdade, a possibilidade de solicitar o Auxílio Reclusão e outros benefícios.
O auxílio é destinado a dependentes do trabalhador urbano preso, desde que este tenha trabalhado nos últimos 24 meses, em atividade reconhecida pela Previdência Social, não esteja recebendo salário, ou outro benefício do INSS.
Para a subsecretária da Sempre, Tainá Barros, a iniciativa permite entender as necessidades das mulheres detentas e ofertar, do ponto de vista socioassistencial, elementos necessários à ressocialização. "A intenção é ampliar a ação, oferecendo instrumentos para que elas possam readquirir a cidadania e trilhar novos rumos fora da prisão”, explicou.
A ação é fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) que aproveitou a oportunidade para conscientizar as assistidas sobre a dignidade menstrual, através dos seus agentes; e a Defensoria Pública do Estado da Bahia, que ofertou assessoria jurídica. A atividade foi realizada no Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, dando visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero e o racismo.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
