Stella Maris ganha praça com pista olímpica de skate

A noite deste sábado (1º) foi bastante especial para os moradores de Stella Maris, que ganharam a Praça José Augusto Saraiva, construída pela Prefeitura, com um item especial: uma pista olímpica de skate. Em clima de festa, o equipamento foi entregue pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais e população.

 

O prefeito ressaltou que as obras foram cumpridas dentro do prazo de três meses e a praça – a 220ª entregue nos últimos anos – foi originada pelo pedido de instalação de uma pista de skate. “Quando chegamos aqui, vimos que, além da pista, o local também poderia ter outros atrativos. Agora, é um local que atende a todas as pessoas, de todas as idades. E é assim que seguimos trabalhando, para melhorar a vida da população”.

 

O investimento total foi de R$1,4 milhão, com obras realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman), e pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). A área homenageia o arquiteto, ambientalista e ex-subsecretário da então Secretaria de Cidade Sustentável (Secis), falecido em 2021 por complicações da Covid-19.

 

Estrutura – A área de convivência e lazer está situada na Rua Euler Pereira Cardoso e possui uma 6,5 mil m². O local recebeu dois conjuntos de mesa infantil, cinco conjuntos de mesas para jogos e um conjunto de poltrona. Para a criançada, o parque infantil oferece duas casas de Tarzan, dois balanços e duas escorregadeiras em eucalipto, uma gangorra galvanizada e dois conjuntos de amarelinha, tudo cercado em tubo galvanizado.

 

Os cidadãos que quiserem manter a saúde em dia contam com dois tipos de academia. A de saúde reúne dois simuladores de caminhada, dois simuladores de esquiar, dois simuladores de remada sentada, dois giros triplo e dois simuladores de cavalgada. Já a academia de ginástica, feita em eucalipto, possuis duas pranchas abdominais, duas barras de apoio e duas barra paralelas.

 

Os animais também têm espaço garantido com o pet park, composto por seis brinquedos em forma de piquetes, duas casas de cachorros, seis brinquedos em formato de manilhas e três brinquedos em formato de círculos, também cercado em tubo galvanizado. A praça ainda possui espaço de jogos com uma futmesa e uma mesa de pingue-pongue, uma miniquadra e uma quadra de areia.

 

Há também banco pré-moldado, gramas sintética e natural, um jardim em formato de labirinto, iluminação em LED e até mesmo wi-fi, para garantir a conectividade dos frequentadores, dentre outros atrativos.

 

Para o aposentado Ismael Santos, 57 anos, a praça trouxe mais qualidade de vida para a população. “Era uma área esquecida, ociosa, com muito mato, muitos até tinham deixado de passar por aqui com medo. A obra foi bastante rápida, um dia colocaram os tapumes e, de repente, estava tudo pronto. Agora teremos mais diversão e também valoriza bastante a região”, destacou.

 

Skate – A pista olímpica de skate possui 1,2 mil m², beneficiando quem pratica o esporte e estimulando a formação de novos atletas. A estrutura é do tipo Park, que conta com um bowl – similar a uma piscina vazia em formato de tigela – com paredes de até quatro metros de altura. O entorno da pista recebeu arte visual através da turma do grafite, comandada pelo Spray Cabuloso.

O equipamento visa popularizar e ampliar a prática do esporte na cidade, que cada vez mais ganha adeptos, principalmente depois de ser incluído definitivamente entre as modalidades olímpicas nos últimos Jogos disputados em Tóquio, ano passado. “Esta é a primeira pista olímpica de skate de Salvador e a maior do Norte e Nordeste. A intenção é realizar aqui grandes competições e estimular novos campeões na modalidade”, pontuou o prefeito.

Outras estruturas – A capital baiana dispõe de diversas pistas de skate em parques e praças públicas que são aproveitadas pela população. Boa parte delas é no formato Street – que simula elementos que têm nas ruas das cidades, como corrimões, lombadas, rampas, escadas e vãos. As estruturas podem ser encontradas no Parque da Cidade, no Itaigara; na Praça João Mangabeira, na rotatória dos Barris; Praça Conjunto ACM, localizada na Rua Capitão Aloísio Silva, no Canela; Praça Reitor Miguel Calmon, em São Caetano; Praça de Stella Maris, na rua direta de Stella; Praça Dodô e Osmar, na Ribeira; orla de Ipitanga, entre outras localidades.

Outras notícias

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024