Prevenção ao câncer em pets: Parque da Cidade e SSA Norte Shopping recebem Outubro Rosa Pet neste sábado (29)
O Parque da Cidade, equipamento vinculado à Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), localizado na avenida ACM, s/n - Itaigara, e o Salvador Norte Shopping, recebem neste sábado (27) a campanha Outubro Rosa Pet, quando uma unidade do Castramóvel estará no Salvador Norte Shopping e outro no Parque da Cidade, castrando somente fêmeas, a partir das 08h, por ordem de chegada.
Para realizar o procedimento, os animais precisam ter de 06 meses a 05 anos, e é necessário levar o cartão do SUS e comprovante de residência do tutor, o cartão de vacinação do animal, que precisa estar de jejum de água e comida. A iniciativa realizada em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), Secis e Salvador Norte Shopping, quer chamar atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama nas gatas e cadelas.
A ação é considerada uma edição especial do Castramóvel - serviço municipal itinerante de castração de cães e gatos, que tem como intuito promover a conscientização especificamente dos tutores sobre a importância de cuidar das cadelas e gatas no que diz respeito à doença. Segundo a gestora da Secis, Marcelle Moraes, que tem a trajetória marcada por ser também uma fiel protetora dos animais em Salvador, a prevenção ajuda em uma melhor qualidade de vida dos animais, até porque o câncer de mama, assim como nos humanos, acomete os machos também. “Precisamos pensar no bem-estar dos animais. Por isso, por meio dessa ação conjunta, fruto da parceria entre a SMS/Diretoria Animal e Secis, estaremos proporcionando essa oportunidade única. Pensamos em locais estratégicos para acolhermos o maior número possível de cadelas e gatas”, destaca.
Dados
De acordo com a Dipa, dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária apontam que a incidência de câncer de mama em cadelas é de 45% e, nas gatas, de 30%. “Por isso, aproveitamos o Outubro Rosa para lembrar da necessidade da castração das fêmeas, que ajuda não só no controle populacional, mas previne doenças. É a melhor escolha! ”, reforça Marcelle Moraes.
O câncer de mama, assim como nos humanos, acomete os pets através do crescimento irregular das células dos tecidos. Os tumores podem ser únicos ou múltiplos, e podem ter uma aparência densa ou firme. Entre os principais fatores do aparecimento do câncer nos animais está o uso de anticoncepcionais, questão genética, obesidade e a idade – fêmeas com mais de 10 anos têm maior propensão a ter problemas de saúde.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
