PASTOR DERMEVAL LOPES DE CERQUEIRA É HOMENAGEADO COM A COMENDA 2 DE JULHO

A Assembleia Legislativa homenageou nesta quinta-feira (17), com a Comenda 2 de Julho, o pastor Dermeval Lopes de Cerqueira, ofertada após a aprovação do Projeto de Resolução 1953/2019, apresentado pelo deputado Samuel Junior (Republicanos). A entrega da honraria aconteceu na residência do religioso que, idoso, teria dificuldades para se deslocar até a sede do Parlamento. Tal fato o parlamentar a solicitar a transferência do local da entrega. O ato de outorga, repleto de emoção, foi prestigiado por amigos e familiares do homenageado e também do deputado, que representou o Legislativo.

Na justificativa que anexou à proposição, Samuel Junior traçou um breve perfil biográfico do pastor Dermeval, que nasceu em 11 de outubro de 1939, em Irará, casando-se com dona Railda de Almeida Cerqueira. No documento, o deputado destacou duas facetas da vida do homenageado – a sua dedicação à igreja Evangélica Assembleia de Deus, de onde o deputado Samuel Junior também é fiel, e o trabalho social que o pastor Dermeval realizou.

TRAJETÓRIA

Ele informa que a conversão do homenageado aconteceu em 29 de março de 1963 e que ele foi consagrado pela Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado da Bahia (Ceadeb), em 28 de novembro de 1978. “Cerqueira pastoreou a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Salvador durante 17 anos, sendo presidente do Ceadeb entre 1988 e 1997, com a sua trajetória marcada pela fé, voluntariado e prestação do serviço social a favor dos mais necessitados”, testemunhou Samuel Junior.

Para o deputado do Republicanos, o homenageado contribuiu muito com a formação da cidadania e valorização humana, pois “participou ativamente da vida em comunidade, não apenas como orientador espiritual, mas também oferecendo aconselhamento para a vida familiar, profissional e pessoal”. Além disso, prosseguiu Samuel Júnior em sua justificativa, “ele esteve à frente de diversos programas sociais, contribuindo para a ampliação do Orfanato Evangélico das Assembleias de Deus em Feira de Santana, agora renomeado como Centro Evangélico de Apoio e Acolhimento Cidade do Refúgio (Ceacre)”.

 

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024