Prefeitura atualiza programa de Certificação Sustentável do IPTU Verde

A Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias da Fazenda e de Sustentabilidade e Resiliência, atualizou o programa de Certificação Sustentável do IPTU Verde. A medida tem o objetivo de facilitar a concessão de benefícios tributários a proprietários de imóveis, que prezam por projetos sustentáveis. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na última sexta-feira (18).

O documento incluiu 39 requisitos e ampliou de 631 para 1.020 a pontuação máxima que pode ser obtida, no processo de adesão ao programa. Além disso, o prazo para renovação do benefício passou de três para cinco anos, mediante avaliação da equipe técnica.

Entre os novos critérios estão a utilização de sistema drywall ou painéis pré-fabricados, manutenção de árvores existentes em terrenos onde serão construídas novas edificações, criação de área de compostagem, implementação de biovaletas ou jardins de chuva com vegetação, entre outros.

A secretária da Fazenda, Giovanna Victer, pontuou que a atualização estimula a adesão ao programa e o crescimento econômico sustentável da cidade. “Ampliamos o programa para facilitar a concessão de benefícios a empreendimentos que incorporam práticas sustentáveis e valorizam o meio ambiente, pauta cada vez mais presente em nosso dia a dia. Nosso objetivo é promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, deixando um legado para as próximas gerações”, afirmou.

Já Marcelle Moraes, titular da Secis, destacou que a nova pontuação impactará em imóveis já construídos. “Criamos requisitos específicos e pontuações diferenciadas, para empreendimentos já existentes. O objetivo é que o IPTU Verde seja acessível não apenas para as novas construções, mas também para aquelas que passam por retrofit (restauração e adequação à lei vigente). Também trouxemos as pautas da mudança climática e adaptações baseadas no ecossistema, até então pouco exploradas no IPTU Verde”, explicou.

Funcionamento – O IPTU Verde é voltado para empreendimentos imobiliários residenciais, comerciais, mistos e institucionais, que realizam ações de sustentabilidade em suas construções. Como contrapartida, a Prefeitura oferece descontos no IPTU que podem chegar até 10%, de acordo com a pontuação obtida na certificação. Atualmente, o programa é dividido em três categorias: ouro (10%), prata (7%) e bronze (5%).

Para obter mais informações sobre formas de adesão, critérios, documentação e tabela de pontos, basta acessar o site www.iptuverde.salvador.ba.gov.br.

Outras notícias

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024