“Cidades Amigas - Cidades Mais Verdes”: Salvador passa a integrar o Conselho do Mercocidades

A Capital Baiana, Salvador, deu mais um importante passo no compromisso com a sustentabilidade: nesta quinta-feira (01), a cidade foi eleita oficialmente para compor o Conselho do Mercocidades – uma Rede Internacional de Cooperação integrada, que visa assegurar o crescimento das cidades participantes, garantindo a qualidade de vida com sustentabilidade, através de políticas conjuntas, estimulando o intercâmbio de experiências.

O Conselho do Mercocidades é o órgão superior de direção entre assembleias, composto por oito cidades de países da América do Sul, mais os governos locais da Comissão Diretiva e a que exerce a Presidência da Rede. O Conselho se reúne a cada seis meses, por convocação da Diretoria Executiva ou, extraordinariamente, sempre que seja necessário, por convocação da mesma ou por mais de 50% de seus membros.

Salvador é representada no Conselho do Mercodidades pelo Prefeito Bruno Reis. Marcelle Moraes, titular da Secis, pasta que abraça diversas questões ligadas ao Mercocidades, celebrou a integração de Salvador no Conselho da rede. A gestora destacou que o Mercocidades reúne uma série de organizações parceiras que apoiam e acompanham diferentes projetos com eixos temáticos relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e cuidado com o planeta.

 
“Estamos animadas e orgulhosos em sermos parte do Conselho do Mercocidades, que certamente trará para Salvador diversos benefícios, uma vez que desde 1995, um grupo consolidado trabalha internacionalmente no desenvolvimento de ações e projetos que dizem respeito à manutenção do meio ambiente e da vida, que aqui em Salvador são questões abraçadas pela Secis”, comemora.

Mercocidades

As instâncias temáticas do Conselho do Mercocidades difundem experiências exitosas, contribuem para a formulação de políticas públicas e promovem investigações. Elas surgem dando resposta à necessidade das cidades membro da Rede de trabalhar em diversas áreas de alta preocupação e interesse. Atualmente, são 15 Unidades Temáticas e 7 Grupos e Comissões de Trabalho. Nas últimas décadas aumentaram as atribuições e responsabilidades dos governos locais e ao mesmo tempo cresceram também os eixos temáticos do Mercocidades: em 1995 eram 6 áreas temáticas, em 2000 passou para 12 e no presente alcançou as 22. Atualmente, são 364 cidades membros de 10 países do continente (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia), onde habitam mais de 120 milhões de pessoas.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024