Prefeitura e Unesco debatem dinamização do Centro Histórico e Comércio
A Prefeitura de Salvador, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), promoveu na tarde desta terça-feira (11) mais uma edição do ciclo de debates sobre o Centro Histórico e o bairro do Comércio. O evento, intitulado “Habitação em Áreas Centrais”, ocorreu no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Municipal, e contou com a presença de autoridades, incluindo o músico e embaixador Ibero-americano da Cultura, Carlinhos Brown.
Além dele, o encontro contou com a participação da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield; da arquiteta urbanista e diretora de Planejamento da FMLF, Beatriz Cerqueira; do subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Thiago Dias; do coordenador da nova Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, Humberto Sturaro; entre outras autoridades.
O encontro desta terça, conforme explicou Tânia Scofield, teve como objetivo discutir a dinamização dessas áreas importantes e históricas da cidade, abordando temas como reabilitação urbana, dimensão social e vulnerabilidade em áreas centrais, além de cidades e cultura. Ela destacou a importância do ciclo de debates e ressaltou que “há um interesse da população em discutir e dar uma solução para a dinamização do Centro Histórico de Salvador”.
O multi-instrumentista Carlinhos Brown enfatizou a necessidade de preservar e revitalizar os casarões, destacando que isso também implica em cuidar das pessoas e combater o abandono humano que afetou essas regiões. Ele expressou o desejo de que a requalificação da cidade alcance os centros urbanos, visando o bem-estar dos cidadãos e dos visitantes.
“Ninguém pode dizer que Salvador não está tendo uma requalificação. A cidade está mudando. Se estiver bom para quem habita a cidade, estará bom para quem vier nos visitar. Nós precisamos pensar uma cidade para o cidadão que a habita, e ela vai ficar muito mais facilitada para aqueles que nos visitam”, acrescentou o músico.
Thiago Dias, subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, mencionou que as centralidades urbanas enfrentam “desafios globais”, especialmente após a pandemia, com a ascensão do teletrabalho. Ele ressaltou a importância de implementar “instrumentos de requalificação urbana”, já adotados com sucesso no Rio de Janeiro, em Salvador, considerando as semelhanças entre as cidades.
O coordenador da nova Prefeitura-Bairro do Centro Histórico de Salvador, Humberto Sturaro, ressaltou a necessidade de envolver a comunidade nos debates sobre habitação e ocupação do espaço, visando uma reconstrução qualificada e voltada para o bem comum. “Quando você lança essas ideias para a comunidade, discute e ouve, isso só faz retornar para as mãos da sociedade de forma muito melhor e muito mais qualificada”, sugeriu.
Próximas edições - Os próximos encontros do ciclo estão agendados para os dias 18 e 25 de julho, abordando os temas "Dimensão Social e Vulnerabilidades em Áreas Centrais" e "Cidades e Cultura", respectivamente.
O encerramento do evento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da Coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, e da presidente da FMLF, Tânia Scofield.
No dia 26 de julho, será realizada uma oficina de trabalho para discutir os encaminhamentos futuros do projeto e as reflexões provenientes dos debates realizados ao longo do mês.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
