Primeiro concurso de Fanfarras e Balizadores premia performances no 2 de Julho

As performances musicais e artísticas das fanfarras e balizadores de escolas municipais e estaduais ocorridas durante o 2 de Julho foram premiadas no 1º Concurso de Fanfarras e Balizas da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em cerimônia realizada na última sexta-feira (14), no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Coutos. O evento contou com a apresentação de quatro fanfarras finalistas: do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, e das escolas municipais da Palestina (Famup) e Alexandrina Santos Pita (Masp), de Pirajá. 

 

Na categoria Melhor Fanfarra, foram vitoriosos os colégios Reitor Miguel Calmon (1º lugar), Escola Municipal da Palestina (Bamup – 2º lugar) e Escola Municipal Alexandrina Santos Pita (Masp – 3º lugar). Nesta etapa foram avaliados critérios como Harmonia; Música; Evolução; e Figurino e Adereços. A campeã recebeu ainda uma placa decorativa a ser fixada na escola.  

 

Na categoria Melhor Baliza, sagraram-se vencedores Gabriel Aragão, da Famup, em 1º lugar; Fabiane Lourenço, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, na 2ª colocação; e Edlane Sampaio, do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em 3º lugar. Para escolher os vencedores, foram avaliados os critérios Performance; Figurino e Adereços; Carisma; e Conjunto. Além do troféu, a campeã ganhou um ensaio fotográfico realizado pela fotógrafa Marisa Vianna. 

 

Emerson Brito, de 39 anos, é regente da fanfarra do Masp, que possui 100 componentes, há 13 anos, e ressaltou a satisfação em participar do concurso. Natural da Ilha de Itaparica, já fazia parte de uma fanfarra na infância e, desde pequeno, vinha à capital para assistir o evento.  

 

“Até que vim morar em Salvador e passei a fazer parte de uma banda daqui. Fui crescendo no movimento, até assumir a banda da escola municipal da qual faço parte até hoje. A cada ano venho trazendo novidades para o desfile, que é sempre incrível e algo magnífico. Não é apenas um desfile qualquer, é a nossa história sendo contada de um jeito diferente e que mexe com cada um de nós”.  

 

O corpo de jurados que avaliou os candidatos foi formado por Leonardo Almeida (produtor de conteúdo para o Canal Banda Show), Vinícius Zacarias (pesquisador vinculado ao Pós Afro/Ufba), Elivan Nascimento (bailarino, coreógrafo e integrante do Coletivo Afro Bapho), Jane Palma (FGM), Vagner Rocha (FGM) e Chicco Assis (FGM). 

 

Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS 

Outras notícias

POLÍTICA

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024