Sarau Literário leva arte e poesia para Biblioteca Edgard Santos na Ribeira
A Biblioteca Edgard Santos, situada no bairro da Ribeira, recebeu, na tarde de sexta-feira (20), um sarau literário com as presenças dos escritores e poetas Anajara Tavares e Sandro Sussuarana. O evento levou um pouco de arte, literatura, poesia e informação para os moradores do bairro e frequentadores do espaço de leitura e pesquisa.
Autora do livro Unguento e com publicação em mais de 15 antologias, Anajara Tavares recitou alguns de seus poemas, em revezamento com Sandro Sussuarana. Os dois também apresentaram livros de escritores negros para os participantes e abriram espaço para que as pessoas também pudessem recitar algum poema ou cantar alguma canção.
“Fomentar a cultura e a literatura é sempre algo que apetece, algo para o qual a gente se sente convocado. Eu, enquanto mulher negra da periferia, estando em um lugar de escritora, acho de extrema relevância que a literatura circule entre as pessoas, que existam eventos como esse, para fomentar a literatura nas comunidades e que se repitam muitas e muitas vezes. A literatura está aqui perto de nós e, quanto mais próximo, mais a gente entende o valor dessa literatura”, opinou Anajara durante o evento.
Ela acrescentou, ainda, que o livro não deve ficar na estante ou guardado, mas que a literatura deve circular entre as pessoas. “Eu fiquei muito feliz em receber esse convite, em vir aqui partilhar a palavra, enquanto escritora, com a comunidade, e partilhar a beleza da literatura afro-brasileira com tantas pessoas que talvez não fossem a um sarau em determinado espaço, mas que está aqui, que estão perto e chegam para apreciar e trazer a sua literatura, porque são corpos moventes”, disse Anajara.
A biblioteca Edgard Santos mantém uma agenda cheia de atividades para a comunidade e o público leitor, incluindo contação de histórias, cineminha e oficinas diversas. Na próxima terça-feira, às 14h, a direção da biblioteca vai promover um cineminha para estudantes da Escola Odara.
O sarau literário ocorreu também na Biblioteca Nair Goulart, no bairro de Valéria, no dia 11 de outubro e na Biblioteca Denise Tavares, na Liberdade, no último dia 19. Os espaços de leitura são administrados pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Reportagem: Priscila Machado / Secom PMS
Outras notícias

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador
18 de Agosto de 2025

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22
18 de Agosto de 2025

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista
18 de Agosto de 2025

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
