'Ópera nos Terreiros' é apresentado no palco do Espaço Cultural Barroquinha

A cidade de Salvador se prepara para ser o epicentro de uma experiência cultural única com a ocupação artística “Salvador em Ópera”, que irá dinamizar e transformar seis espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) através da realização do encontro internacional “Ópera em Pauta”, de apresentações da “Ópera dos Terreiros”, De Aldo Brizzi e Jorge Portugal, do Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, de cinco oficinas ministradas por grandes nomes da ópera internacional e da presença de autoridades do setor cultural do Brasil e da América Latina.

Coordenada pelo NOP – Núcleo de Ópera da Bahia, em conjunto com a Fundação Gregório de Mattos, a ocupação artística “Salvador em Ópera” tem o patrocínio da Secretaria e Cultura do município e começa no  dia 19 de outubro, quinta-feira, no Espaço Cultural da Barroquinha, que será palco do Ensaio Geral aberto da “Ópera dos Terreiros”, não apenas para o público em geral, mas especialmente para alunos de escolas públicas, proporcionando uma experiência cultural única. A “Ópera dos Terreiros” segue sendo apresentada nos dias 20, 21, 23, 24 e 25 de outubro e será filmada por três cineastas franceses para ser exibida em 2024 na TV francesa.

No Teatro Gregório de Mattos dois encontros importantíssimos serão realizados: no dia 24 de outubro, durante a tarde, o Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, aberto para profissionais, estudantes e entusiastas da cultura. No dia seguinte será a vez do Encontro “Ópera em Pauta”, um fórum de Ópera, Música de Concerto e Dança que em sua quarta edição acontece pela primeira vez na Bahia – foi duas vezes realizado em São Paulo e uma no Rio de janeiro – e que marca a saudável descentralização das atividades operística para fora do eixo tradicional do país.  

As Salas Boca de Brasa, Nelson Maleiro, o Café Nilda Spencer e a Casa do Benin abrigarão nos dias 23 e 24 de outubro oficinas práticas essenciais sobre Direção de Cena na Ópera, Produção, Composição, Gestão e Criação de Grupos Orquestrais e Interpretação e Estilo Operístico. 

a ocupação artística “Salvador em Ópera” vai além das apresentações convencionais, abraçando a comunidade local e a imprensa, oferecendo oportunidades de aprendizado e intercâmbio cultural. A ocupação não apenas enriquece a vida cultural da cidade, mas também fortalece os laços entre a arte e a comunidade, demonstrando o compromisso da FGM com o acesso à cultura para todos.  

Romeu e Julieta negros – A “Ópera dos Terreiros” é uma produção do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP), que trata de aspectos e dimensões da cultura afro-brasileira, explorando as múltiplas linguagens que abrangem a arte contemporânea: a vida cotidiana atual e as tradições e raízes do povo africano, que foi trazido escravizado para o Brasil no período da colonização.

O espetáculo conta uma história de amor entre um negro banto e uma negra nagô – Um Romeu e Julieta na história dos negros que vieram escravizados para a conturbada construção do Brasil – um amor proibido, devido às diferenças de crenças e costumes entre essas duas nações africanas.

A música passeia pelos sons da afro descendência, misturando canto lírico, percussão afro-brasileira e eletrônica. Uma mescla da cultura da música erudita com a cultura afro-brasileira, como uma nova forma de ópera lírica e popular, uma concepção não tradicional dentro do universo operístico. Uma ópera em português com quatro cenas e duração de 90 minutos. O espetáculo tem música   Aldo Brizzi e libreto de Aldo Brizzi e Jorge Portugal.

Para mais informações sobre a programação completa e inscrições para as oficinas visite o site oficial da NOP – nopbahia.wixsite.com/nop-ba. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Outras notícias

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro terá Filhas de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024