Final de semana prévio ao Dia da Consciência Negra será marcado por eventos
Participantes da formação realizada pela Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023, Karina Cardoso e Dellen Azevedo vão apresentar ao público os resultados de seus premiados projetos. Mulheres negras e mobilizadas no questionamento de suas representatividades na sociedade, ambas tiveram suas propostas artístico-culturais contempladas com bolsa no valor de R$ 10 mil e 16 horas de mentorias especializadas para aperfeiçoamento das suas ideias. Neste final de semana, dias 18 e 19 de novembro, antecipando o Dia Nacional da Consciência Negra, elas ocupam o Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai: no sábado, com “Arte Preta, Casa Branca”, de Karina, e no domingo, com “Do(r)m de mãe”, de Dellen.
Em sua 1ª edição, o “Arte Preta, Casa Branca” é um ato de ocupação artístico-cultural na Cidade Baixa, com a proposta de promover a democratização da cultura periférica. Neste sábado, dia 18, a partir das 15h, o evento gratuito garante a inclusão de demandas periféricas e a participação da comunidade na construção das intervenções nos espaços culturais. Será um encontro com diversas linguagens artísticas, produzidas e performadas por artistas negros da periferia de Salvador: música, performance, poesia, artes visuais e bate-papo. “Nosso objetivo é trazer a perspectiva da arte negra e periférica na construção das narrativas sociais e culturais, quebrando o ciclo de hegemonia branca, que protagoniza majoritariamente os espaços de poder e representatividade na cultura – ‘Casa Branca’ vem como uma referência a esses espaços –, dando ênfase ao reconhecimento e circulação desta produção”, destaca Karina Cardoso.
Já no domingo, dia 19, às 17h, Dellen Azevedo performa “Do(r)m de mãe”, em que assina atuação, texto e produção, dando voz e corpo ao ser mãe num país racista e machista. Várias mães, múltiplos dons e diversas dores: todas em uma só; uma só que contém várias. Baseada em vivências reais, a peça, que tem direção de Luiz Antônio, traz à tona atravessamentos e reflexões acerca da maternidade, das perdas, da memória, dos afetos e das lutas diárias de mulheres guiadas pelo amor incondicional. O ingresso será trocado por 1kg de alimento não perecível.
SOBRE A ESCOLA CRIATIVA BOCA DE BRASA – POLO CRIATIVO CIDADE BAIXA – Com objetivo de impactar e impulsionar agentes do campo artístico-cultural atuantes neste território de Salvador, a Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023 teve 355 inscritos para ocupação das vagas gratuitas de sua formação e 120 participantes selecionados, divididos em três trilhas formativas – “Linguagens Artísticas: Dança, Teatro, Circo”; “Técnicas do Espetáculo: Iluminação, Sonorização, Visualidades”; e “Serviços Criativos: Gestão de Espaços Culturais”. A jornada de aulas se deu de 3 de abril a 24 de agosto, no Centro Cultural Sesi Casa Branca (Caminho de Areia). Com encontros de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h30, foram mais de 180 horas de carga horária total.
Selecionada através do Edital Polos Criativos Boca de Brasa Ano I, a Associação Conexões Criativas realiza este projeto técnico-pedagógico, em parceria com o Sesi, Fundação Gregório de Mattos, Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador. Tendo como conceito curatorial a afirmação “Arte Dá Trabalho”, a formação investiu no fomento à arte como um campo frutífero de atuação profissional e de participação/prática social, em variadas possibilidades.
O Edital de Bolsa-estímulo a Propostas Artísticas e Culturais, que conclui esta trajetória, premiou 10 projetos de artes e cultura que estabeleçam vínculos com a Cidade Baixa, propostos por participantes regulares da formação.
Essa ação é fruto do Termo de Colaboração 001/2022 firmado entre Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, e a Associação Conexões Criativas, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa.
SERVIÇO
Arte Preta, Casa Branca
Quando: 18 de novembro (sábado), a partir das 15h
Onde: Espaço Cultural Alagados (Uruguai)
Quanto: Gratuito
Do(r)m de mãe
Quando: 19 de novembro (domingo), 17h
Onde: Espaço Cultural Alagados (Uruguai)
Quanto: 1kg de alimento não perecível