Distrito Cultural do Centro Histórico completa sete meses com nova marca para ações culturais e de turismo
Em comemoração aos sete meses do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, uma nova marca será utilizada, a partir desta segunda-feira (27), nos eventos e ações artísticas, culturais e de turismo, e no uniforme dos funcionários da Prefeitura que atuam na área, como a LIMPURB, Guarda Civil Municipal, Transalvador, dentre outros. Unindo “Centro” e “SSA”, a nova marca representa o amor que os soteropolitanos e os turistas que visitam Salvador têm pelo Centro Histórico, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.
A identidade segue o padrão da marca da cidade lançada em setembro, com o “SSA”, código internacional da aviação para a capital baiana que foi adotado pelos moradores e visitantes, e o coração em cor amarela, que representa o aspecto solar e caloroso da cidade. A marca chega aliada ao novo momento de extrema valorização que a Prefeitura de Salvador tem dado ao Distrito Cultural, criado pela gestão para dar à região uma atenção especial, com ações de desenvolvimento artístico, cultural e econômico e que já movimentam as ruas e ladeiras da região.
Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, a marca é a representação de todo o trabalho de valorização da região. “Temos feito um trabalho intenso no Centro Histórico, apoiando e incentivando aquilo que dá vida à região: os moradores, comerciantes locais, a cultura e a história. Começamos no Carnaval deste ano, com o Cole no Centro, e seguimos durante todo o ano, passando pelo São João, Flipelô e Festival da Primavera. Além das apresentações na Escadaria do Passo e os AfroCortejos.”, afirmou.
Nos AfroCortejos, Muzenza, A Mulherada, Cortejo Afro, Gandhy e Didá movimentam as ruas do Pelourinho diariamente, exceto terças e sextas, levando o som dos blocos Afro e dos afoxés. O FunFun no Passo, que chega a terceira edição no dia 2, leva a Orkestra Rumpilezz para a Escadaria do Passo toda primeira sexta-feira do mês. Também mensalmente, o cantor Gerônimo toca sempre na última terça-feira do mês na Escadaria, um retorno aos shows tradicionais que o cantor fazia em homenagem ao filme “O Pagador de Promessas”.
O Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio foi inaugurado em 27 de abril de 2023, como uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, gerida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para dar ao Centro Histórico uma atenção especial. O Distrito funciona como uma zona administrativa de cultura, turismo, assistência social, zeladoria e ordenamento público, com uma Prefeitura-Bairro exclusiva, que consegue ter uma gestão mais localizada e atenta às necessidades individuais da região.
Foto: Igor Santos/ Secom
Outras notícias

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
22 de Agosto de 2025

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes
21 de Agosto de 2025

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
