Turistas marcam presença na Lavagem do Bonfim e contam o que a celebração tem de especial

A Lavagem do Bonfim atrai turistas e provoca sempre um sentimento de emoção em quem vem de fora para acompanhar tanto a manifestação religiosa quanto a parte lúdica do evento. Em meio à multidão, gente de todos os cantos do país e do mundo se juntam num momento de louvor e fé que marca essa que é uma das maiores festas populares do estado. O professor colombiano Dario Sanchez, 55 anos, veio sozinho a Salvador para ver de perto a celebração e ficou muito encantado.

“Como tudo na Bahia, está tudo muito bonito por aqui. A melhor parte foi apreciar a saída da imagem do Senhor do Bonfim. Eu participei de uma procissão de Semana Santa em Sevilha, cidade espanhola, e foi muito bonito também, com a saída da Virgem e de outros santos. Aqui é diferente, porque há um encontro de diversos movimentos, diversas culturas e uma multidão que participa e se veste de branco. Apesar da grande concentração, percebi que a festa está bem e tranquila. Eu cheguei terça passada (9) e retorno para a Colômbia sábado (13)”, revelou.

O professor universitário paulista Eduardo Reis, 41, acompanha o evento desde 2015, mas diz que sempre se admira com o cortejo, fazendo questão de retornar no ano seguinte. “Eu acho que a Lavagem é um momento de entender como a cidade celebra e reverbera a sua fé, a sua potência e tradição. É uma época e lugar bacana de a gente poder também refletir, e se rever”, opinou.

Presente no evento pelo segundo ano, a brasiliense Kátia Frota, 49, definiu a Lavagem como uma festa abençoada. “É uma festa linda e para a gente é emoção total. Eu acho uma festa maravilhosa e muito abençoada. A gente sai daqui muito energizada”, conta ela, que integrou um grupo de mulheres percussionistas durante a manhã.

Assim como o colombiano Sanchez, o personal trainer Mateus Lucena, 27, conta que participou pela primeira vez na Lavagem. Ele fez questão de colocar melhor roupa e se reuniu com um grupo de amigos para curtir a festa. “Vim para curtir a Lavagem e apreciar a beleza desta festa que antes eu só via por imagens. Estou achando ótimo”, contou ele, que utilizou gratuitamente o Elevador Lacerda para acessar a Cidade Baixa. “Foi muito massa poder contar com o serviço gratuito, ao mesmo tempo um cartão-postal de Salvador, e neste dia tão especial”, avaliou.

Foto: Bruno Concha

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral

22 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024