Sedur intensifica vistoria de camarotes nos circuitos do Carnaval

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai intensificar as vistorias aos camarotes e praticáveis instalados nos circuitos do Carnaval. Na manhã desta terça-feira (16), a Operação Pré-Carnaval, composta por agentes do órgão, fiscalizou estruturas do Circuito Dodô (Barra/Ondina), na região do Clube Espanhol.

De acordo com o diretor de fiscalização da Sedur, Antonio Lins, essas vistorias acontecem como forma de garantir a segurança dos operários que atuam na montagem e também dos pedestres que transitam perto dessas áreas. “Nossa função maior é minimizar o impacto das estruturas frente aos munícipes. Toda a estrutura, quando é montada, é previamente fiscalizada e tiramos fotos para registro e avaliação, porque há o impacto em vias públicas”.

Segundo Lins, nas vistorias anteriores, a fiscalização encontrou pequenas irregularidades. Por isso, neste momento, além de observar se as notificações foram sanadas, a Sedur verifica se, ao longo do tempo, entre as novas estruturas levantadas, existem novas irregularidades. As notificações mais emitidas alertam acerca das bases das estruturas, que precisam estar sólidas, e aterramento, referente à eletricidade.

“Caso haja recorrência na notificação, pode haver multa e interdição do espaço. Como o Carnaval está próximo, o prazo dado é de cinco dias para sanar as notificações”, lembrou Lins.

Balanço – Até o momento, 16 camarotes e praticáveis solicitaram autorização de montagem e funcionamento à Sedur. Durante a ação, os técnicos do órgão inspecionam a instalação das estruturas, orientando os responsáveis sobre os horários de carga e descarga de materiais e equipamentos, a não-ocupação dos espaços públicos, além da obrigatoriedade da recomposição de possíveis áreas danificadas em decorrência da montagem.

Os fiscais também alertam para a necessidade de uma série de critérios essenciais para o funcionamento das estruturas, como os equipamentos de proteção contra incêndio, se o sistema de aterramento foi efetuado de forma adequada, rota de fuga, e itens como sinalizadores, balizadores e extintores. Caso o cidadão verifique alguma irregularidade nas montagens, as denúncias podem ser realizadas através do Fala Salvador 156 e do aplicativo Sonora Salvador.

 

Foto: Bruno Concha - SECOM

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral

22 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024