Lavagem de Itapuã reúne multidão de baianos e turistas na orla de Salvador

As ruas do trecho de orla entre os bairros de Piatã e Itapuã amanheceram lotadas de baianos e turistas que participaram da Lavagem de Itapuã. Realizada sempre na quinta-feira que antecede a abertura oficial do Carnaval, a festa celebra o 119º aniversário em 2024. Antes mesmo do nascer do sol, o bairro que carrega o nome da festa despertou com as melodias vibrantes de violas, bandolins e maracas do Bando Anunciador, seguidas da tradicional alvorada de fogos.

Moradores saíram pelo bairro convidando a comunidade para a festa. Como marca do simbolismo da lavagem há 30 anos, às 6h, foi realizada a lavagem das "Nativas", formada por moradoras da localidade. A programação seguiu com o café de Dona Niçu, o cortejo pelas ruas, culminando na lavagem da escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã realizada por 250 baianas.

Há 27 anos, a baiana Jacilene Monteiro, de 57 anos, participa do ritual de lavagem do tempo religioso. Apaixonada pelo bairro onde vive com a família, ela considera a Lavagem a melhor festa de largo de Salvador. “É a mais linda e movimenta essa energia incrível. É momento de graça pelas realizações e para muita gente uma oportunidade de pagar promessas. Sou muito grata por estar aqui mais um ano com vida e saúde”, frisou.

Nascido e criado no bairro de Itapuã, Nadilson Araújo, 34 anos, participa das comemorações desde criança, e faz questão de acompanhar toda a programação, inclusive a lavagem das escadarias da igreja. “Meu umbigo é ‘enterrado’ aqui em Itapuã, fico realmente radiante com a Lavagem do bairro onde vivo e sempre vivi. É uma satisfação. Começa cedinho com essa parte mais religiosa, mas vai até à noite com muita música e apresentações culturais”, afirma.

Atrações culturais – A programação cultural contou com 26 entidades culturais que desfilam na orla de Piatã a Itapuã, ao longo de todo dia, fazendo da lavagem uma das maiores movimentações culturais de Salvador. O bloco “Mamãe, eu quero abacate” desfila na festa há 27 anos, e reúne moradores de Itapuã. Segundo o coordenador, Isaías Bastos, o fortalecimento das raízes do bairro é o principal propósito da festa centenária.

“Todo mundo do bloco viveu a infância raiz nas nessas ruas aqui. A gente faz uma grande feijoada onde moramos, pegamos a Ladeira do Abaeté e voltamos. Nosso bloquinho é composto de amigos que amam Itapuã”, declarou.

Capoeiristas de vários grupos de Salvador e Região Metropolitana se reuniram na festa para uma enorme roda. Hermógenes Bonfim, mais conhecido como Mestre Saci, 60 anos, explica que a reunião de amigos capoeiristas já é uma tradição da Lavagem. “A gente se encontra todo ano para fazer essa roda e saímos jogando capoeira em vários pontos da festa. É uma delícia. Estão aqui amigos e conhecidos que temos nesse local maravilhoso e a diversão é garantida”, diz.

A tradição de homenagear as pessoas que fizeram história em Itapuã na Lavagem é um jeito de ligar o passado ao presente. Isso deixa a festa mais importante, valoriza a cultura e a comunidade. Os dois homenageados deste ano da Festa de Itapuã são o professor Ricardo Monteiro, diretor do Colégio Lomanto Júnior, e Terêsa Conceição Santos, do grupo As Ganhadeiras de Itapuã. Desde 2011, dois personagens significativos da região são homenageados na festa a cada ano.

Oportunidade – Para muitos, a Lavagem é uma boa oportunidade de faturar. Moradora do bairro, Jaqueline Dutra, 36 anos, trabalha como vendedora há pelo menos duas décadas. “Fico esperando o dia da festa para vender minhas bebidas e levar um dinheiro para casa. É sempre uma ótima oportunidade. A festa é sempre tranquila”, frisa a ambulante. Para garantir a fluidez do trabalho dos ambulantes, cerca de 70 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuaram na festa orientando os vendedores.

 

Foto: Romildo de Jesus

Outras notícias

POLÍTICA

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’

21 de Abril de 2025

POLÍTICA

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior

20 de Abril de 2025

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024