Simulado prepara profissionais para atendimento a múltiplas vítimas no Carnaval

Quem passou pela Avenida Oceânica, na Barra, na manhã desta quinta-feira (1°), viu uma cena diferente: 50 pessoas “feridas” no meio da folia, atropelados por um trio elétrico sem freio, e uma megaoperação de assistência às vítimas. A situação fictícia fez parte de um simulado preparatório, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e demais órgãos municipais e estaduais, com vistas ao atendimento das ocorrências de urgência e emergência envolvendo múltiplas vítimas nos circuitos do Carnaval.

A atividade teve como intuito o aperfeiçoamento de competências e habilidades profissionais e da capacidade de comunicação e respostas, além do entrosamento para atuação conjunta dos serviços de saúde e demais órgãos envolvidos na folia momesca. Para a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, a atividade preparatória é de suma importância para qualificar o atendimento prestado durante o Carnaval.

“A gente certamente não quer que nenhum acidente aconteça. Por isso, aqui é uma oportunidade que a gente tem de fortalecer a interlocução, alinhar os fluxos, identificar todas as pessoas envolvidas. É um trabalho muito bem estruturado, começando aqui na Barra e terminando no HGE (Hospital Geral do Estado). É todo mundo junto”.

O coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Ivan Paiva, ressaltou que, na ocasião, é feita uma análise de riscos e vulnerabilidades considerando um evento de grande porte como o Carnaval de Salvador. “A gente pondera quais seriam as possibilidades de acontecer algum problema e a partir daí, são envolvidas todas as equipes que estão atuando no Carnaval para que haja um processo de comunicação efetivo numa situação de desastre. Aqui treinamos a atuação em campo para que a gente possa, caso aconteça, dar a melhor resposta”.

O diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, acompanhou o simulado com participação de equipes de voluntários do órgão. “É o segundo ano que participamos – no ano passado, simulamos um incêndio e, este ano, a perda de freio no trio, com múltiplos feridos. Trouxemos mais de 100 voluntários caracterizados e já capacitados, que vão trabalhar no Carnaval, e já antecedendo qualquer situação de risco”.

O diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Municipal (Susprev/GCM), Maurício Lima, também esteve presente, assim como agentes da GCM que participaram da ação. “A Guarda Municipal é um dos primeiros atores a chegar, junto com a Polícia Militar, isolando a área para que todos possam trabalhar na emergência com segurança. É algo fundamental, pois pode acontecer uma intercorrência, então é interessante ter um norte de como lidar lidar com a situação e ter uma preparação para atender a todos com segurança”.

Simulação – Para a atividade, o Samu usou cinco motolâncias e dez ambulâncias para auxiliar nos primeiros socorros às vítimas e encaminhamento para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. A megaoperação simulada contou ainda com a participação da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Polícia Civil (PC-BA), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e vigilâncias Sanitária e Ambiental, entre outros órgãos.

 

Foto: Jefferson Peixoto - SECOM

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral

22 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024