Cultura afro e música baiana são destaques no último final de semana do Viva Verão

Com uma programação diversificada e a participação de artistas renomados, o último fim de semana da primeira edição do projeto Viva Verão Salvador, na Praça Cairu, no Comércio, promete honrar a cultura afrodescendente, a música e a tradição baiana. No sábado (24), a partir das 18h, o trio Luedji Luna, Xênia França e Larissa Luz retornam aos palcos com o projeto AYABASS, interpretando sucessos brasileiros e individuais. Antes, sobem ao palco a Banda Didá, que mostrará a força feminina na percussão, e a cantora Márcia Short, com grandes sucessos da axé music e do samba-reggae.

Para Larissa Luz, é uma honra voltar com o projeto de três mulheres negras em um palco tão importante e em um momento tão significativo em Salvador, considerando o turismo e a visibilidade da cidade. “Queremos quebrar o paradigma de ‘única negra’ em line ups, eventos”, afirmou.

“Estamos muito animadas. Esse é um projeto para todos se divertirem, para celebrar nossas carreiras, nossas conquistas e nossos corpos”, completou Luedji Luna.

Márcia Short parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e agradeceu o convite, ressaltando o quanto o festival prolongou a ‘vida’ da cidade diante de um verão curto, com o Carnaval emendado à festa de Iemanjá. “Estou muito contente em ver essa movimentação, no sentido de reparar esse segmento da cultura e arte que são os tambores, os artistas negros da terra, essa reparação histórica. Abraço com todo carinho e compromisso de dar nosso melhor e apresentar para a cidade um projeto digno da Cidade da Música”, declarou.

A Banda Didá também destacou a importância da do Viva Verão para movimentar a economia e a diversidade da cidade de Salvador. A percussionista Lucila Laura ressaltou a importância da representação dos blocos afro e demais artistas que enriquecem a programação. “A cultura negra move a capital durante todo o ano. Precisamos, sim, mostrar nosso trabalho sempre que possível e que as oportunidades sejam abertas para que nosso lugar nesses espaços esteja garantido”, pontuou.

Rica herança cultural – No domingo (25), a Timbalada faz o último super show da temporada de festas de fevereiro, tocando grandes sucessos como 'Perdido de Amor', 'Toque de Timbaleiro, 'Cachaça' e ‘Água Mineral'. O palco também terá o afoxé dos Filhos de Gandhy e o tecnobrega da cantora Gaby Amarantos.

O vocalista da Timbalada, Denny Denan, expressou o quanto achou “fantástica” a iniciativa do Viva Verão. “Nosso verão é sagrado e merece ser celebrado, sempre. Nada mais justo que fazer isso com uma super apresentação para a galera, celebrando a estação mais quente e animada do ano. Vamos fazer uma festa daquelas”, prometeu.

Para os Filhos de Gandhy, o Viva Verão é uma oportunidade de mostrar a força e a beleza da cultura afro para o público em geral, tanto para os baianos quanto para os turistas. “A participação do afoxé no evento é uma forma crucial de valorizar essa rica herança cultural”, assinalou o secretário do grupo, João Paulo Gomes.

Programação Viva Verão:

Dia 24 (sábado) - Didá / Márcia Short / Ayabass (Luedji Luna, Xênia França, Larissa Luz)

Dia 25 (domingo) - Filhos de Gandhy / Timbalada / Gaby Amarantos

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral

22 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes

21 de Agosto de 2025

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024