Exposição "INICIADAS: Ancestralidades Contemporâneas" traz a efervescência da arte baiana ao MAC Bahia
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia, instituição administrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) tem o prazer de anunciar a abertura da exposição "INICIADAS: Ancestralidades Contemporâneas". A mostra, que ocorrerá entre os meses de abril e julho de 2024, traz uma visão vibrante e diversificada das expressões artísticas contemporâneas na Bahia.
"INICIADAS: Ancestralidades Contemporâneas" reúne obras de Tiago Sant'Ana, Rebeca Carapiá, Célia Tupinambá, Pedro Marighella, Anderson Ac. e Isabel Seifarth, seis talentosos artistas baianos da nova geração, cujo trabalho não apenas desafia as convenções tradicionais da arte, mas também reflete uma profunda conexão com suas raízes culturais e ancestrais. A exposição, em exibição na Galeria Contemporânea, é uma oportunidade imperdível para o público mergulhar na riqueza e na diversidade da produção artística baiana.

"Estamos muito orgulhosos de apresentar essa exposição que situa o MAC Bahia como um espaço das produções contemporâneas, principalmente dos artistas baianos e para o público baiano. Esta exposição é uma celebração da vitalidade e da criatividade desses artistas, cujo trabalho reflete as múltiplas facetas de nossa cultura e identidade", comenta o diretor do MAC Bahia e curador da exposição, Daniel Rangel.
A mostra contará com obras comissionadas especificamente para o evento, algumas das quais se tornarão parte integrante do acervo do MAC Bahia, enriquecendo a coleção do museu com trabalhos que abrangem diversas formas de expressão, incluindo pintura, escultura, instalação, vídeo-arte e muito mais. Uma pluralidade não só de linguagens, mas de perspectivas e narrativas que refletem sobre questões urgentes e relevantes, como identidade, memória, política e meio ambiente.
Aberta a partir do dia 2 de abril, às 18h, a exposição tem entrada gratuita e é aberta ao público.
MAC Bahia
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia, (MAC Bahia) é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Aberto em outubro de 2023, o Museu dispõe de galeria ao ar livre, pista de skate, e espaços de convivência. O MAC_BAHIA funciona de terça a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 10h às 20h.
IPAC
Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais. Está na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.
Outras notícias

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’
21 de Abril de 2025

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior
20 de Abril de 2025

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
