Orkestra Rumpilezz segue com apresentação gratuita na Escadaria do Passo nesta sexta (5)
Nesta sexta-feira (5), às 19h, na Escadaria do Passo, no Centro Histórico de Salvador, acontece a sexta apresentação gratuita da Orkestra Rumpilezz, como parte do projeto “Rumpilezz Funfun no Passo”. O espetáculo revisita as obras de Dorival Caymmi e de Moacir Santos através dos arranjos do falecido maestro Letieres Leite, que fundou o grupo em 2006.
"Vamos dividir o show de abril em duas partes: a primeira, com o repertório do nosso último disco, ‘Moacir de Todos os Santos’; e a segunda, com o repertório do show Rumpilezz Visita Caymmi. Vai ser uma apresentação com seis percussionistas, um a mais do que os outros shows que fizemos na Escadaria do Passo. Será uma homenagem a três grandes nomes da música brasileira e nordestina", explica Tiago Nunes, um dos percussionistas da orquestra.
Essa iniciativa resulta de uma parceria entre o Instituto Rumpilezz, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur), visando aproximar a música instrumental das ruas e democratizar o acesso do público a esse gênero musical. As apresentações têm ocorrido desde outubro do ano passado, sempre na primeira sexta-feira de cada mês.
A escolha das sextas para os concertos é uma reverência aos orixás "funfun", que representam o branco, cor presente nos trajes tradicionais usados pelos músicos da orquestra como forma de honrar essas divindades yorubás. A orquestra, composta por instrumentos de sopro e percussão, reflete em sua essência o universo sagrado do Candomblé e suas raízes rítmicas, incluindo os três atabaques - Rum, Rumpi e Lé -, e ao final do nome, duas letras "z" em alusão ao jazz.
Reportagem: Iann Jeliel/Secom PMS