Mostra itinerante de cinemas negros segue em Salvador até o próximo dia 27

Começou nesta quarta-feira (17) a 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB), um espaço para discussão, valorização e provação da produção audiovisual negra. Até o próximo dia 27, serão exibidas mais de 60 obras de cineastas negros do Brasil e do mundo em diversos espaços da cidade, como o Polo Boca de Brasa Cajazeiras, o Quilombo do Quingoma, o Goethe Institut, o Teatro Gregório de Mattos (TGM) e o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. A programação completa e os ingressos gratuitos podem ser acessados no link https://linktr.ee/ingressosmimb.

Nesta edição, com o tema “Cinemas em Movimento - Memória nas Telas”, a Mimb tem apoio do SalCine, programa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) para fomento do setor audiovisual da cidade. O titular da pasta, Pedro Tourinho, agradeceu a existência da do festival e destacou a importância da mostra.

“Sem sombra de dúvidas, para nós, a MIMB é tudo que imaginamos de referência e fundamento do que deve ser feito no cinema brasileiro e no cinema baiano. O festival representa, em cada nuance e em cada detalhe, tudo que nós acreditamos que deve acontecer. Estar aqui é uma aula, uma inspiração, e o que a Prefeitura puder fazer, podem contar conosco”, afirmou.

A idealizadora e diretora geral da MIMB, Daiane Rosário, rememorou o nascimento da Mostra, há 7 anos, no bairro do Garcia e agradeceu o apoio da Prefeitura de Salvador. “Foi uma noite de muita chuva, mas a gente queria muito que acontecesse. E eu lembro de pensar que se eu desistisse, naquele momento, eu não ia conseguir continuar mais, então fizemos o festival acontecer com aproximadamente com 25 pessoas que queriam muito assistir ao filme debaixo de chuva”, relembrou.

A MIMB é uma iniciativa coordenada e protagonizada por Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Julia Morais e Tais Amordivino, mulheres negras presentes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica, desde a direção, fotografia, produção e curadoria.

Negócios – A partir do dia 22 até o dia 24, será realizado o MercaMIMB, o ambiente de negócios de audiovisual promovido pela Mostra, que tem como objetivo aproximar produtores independentes e criadores de conteúdos brasileiros de players e plataformas do segmento, entre eles, canais de TV, distribuidoras, programadoras, coprodutoras, investidoras e outros agentes do mercado nacional e internacional. O projeto também conta com apoio do SalCine, e as rodadas de negócios serão feitas em parceria com os Estúdios Globo. As inscrições já foram encerradas e os projetos selecionados já foram divulgados.

Durante a cerimônia de abertura, foram homenageados o cineasta Antônio Olavo e a diretora e roteirista Urânia Munzanzu. Também foram exibidos “A Menina Que Queria Voar” (2023), média metragem baiano de Taís Amordivino, e “Sèt Lam” (2023) de Vincent Fontano, da Ilha da Reunião. A noite terminou com um show da cantora baiana indicada ao Grammy Latino, Rachel Reis.

Texto: Ascom/Secult PMS

 

Outras notícias

POLÍTICA

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’

21 de Abril de 2025

POLÍTICA

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior

20 de Abril de 2025

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024