Festival de Cinema do Subúrbio segue com inscrições abertas até dia 8

A segunda edição do “Ferrovias - Festival de Cinema do Subúrbio” está com nova data de encerramento de inscrições – os interessados podem participar da iniciativa até o próximo dia 8. A iniciativa tem como objetivo mapear e divulgar produções cinematográficas produzidas por realizadores do Subúrbio de Salvador e filmes que tematizam a região.

Os interessados podem realizar a inscrição através do formulário disponível no site www.festivalferrovias.com/. No preenchimento, é necessário apresentar o RG (frente e verso) e o comprovante de residência, visto que 60% das produções selecionadas serão de realizadores suburbanos.

Os filmes podem ser longas-metragens (mais de 60 minutos) ou curtas-metragens (menos de 30 minutos) de ficção, documentário, animação, videoclipe e/ou experimental. Todos os filmes selecionados pela curadoria para exibição receberão uma premiação.

O coordenador do Ferrovias, Rodrigo Carvalho, esclarece que um dos objetivos principais do festival é ressignificar o discurso frequentemente atrelado à violência quando se pensa no Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Queremos trazer o outro lado: o da vida, das artes, das riquezas artísticas e naturais deste território de Salvador”, completa.

Segundo Carvalho, existe uma fragilidade no setor cultural que precisa ser mobilizada para que as pessoas tenham acesso às produções que muitas vezes nunca foram exibidas. “Sabemos que existem muitas produções, mas não há espaço para exibição por falta de equipamentos culturais e de um discurso apropriado. Portanto, esperamos mobilizar os espectadores e criadores da região a conhecer suas obras e divulgá-las”, reitera.

O festival ocorrerá no Centro Cultural de Plataforma, na Praça São Braz, s/n. A programação contará também com oficinas itinerantes, atividades formativas e apresentações artísticas para integrar o público, fomentando e valorizando uma rede das artes para além do cinema.

Perfil – O nome “Ferrovias” é uma homenagem à memória do sistema ferroviário que deu origem ao nome Subúrbio Ferroviário de Salvador, encerrado em 2021, alinhado ao pensar o cinema como espaço de preservação e patrimônio.

A primeira edição do festival ocorreu em agosto de 2023 em quatro espaços comunitários do Subúrbio: o Acervo da Laje, o Quilombo do Tubarão, o Centro Cultural de Plataforma e a Escola Comunitária Nossa Senhora de Fátima, envolvendo realizadores, estudantes, líderes comunitários e espectadores locais. A curadoria abordou temas como memória, patrimônio e questões sociais através de 15 filmes.

Tanto a primeira quanto esta segunda edição foram contempladas pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Reportagem: Iann Jeliel/Secom PMS

Outras notícias

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

SAÚDE

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)

12 de Abril de 2025

POLÍTICA

ALBA celebra aniversário de 377 anos do Exército em sessão especial

11 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024