Salvador registra aumento de 34% de turistas estrangeiros em relação a 2023
Salvador tem registrado neste começo de segundo semestre - período de verão e de férias no hemisfério norte - um aumento significativo no turismo estrangeiro. Em 2024, a cidade se destacou como um dos principais destinos internacionais, ocupando a terceira posição no ranking de preferências dos visitantes, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo o diretor de Turismo de Salvador, Márcio Franco, "houve um aumento nas buscas por Salvador em relação ao ano passado, refletindo um interesse crescente na cidade, principalmente devido à sua rica cultura e história". Além disso, a conectividade aérea também tem sido um fator crucial, com voos diários para Lisboa e conexões adicionais para Madrid, além, a partir de outubro, de Paris e Varsóvia.
Os dados mencionados por Márcio apontam um crescimento de 34% no número de passageiros internacionais, com aproximadamente 200 mil passageiros no primeiro semestre de 2024, comparado a 149 mil no mesmo período do ano passado, conforme relatado pela Vinci Airports, concessionária do aeroporto de Salvador.
No Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Elevador Lacerda, turismólogos têm notado um crescimento contínuo no fluxo de visitantes. Clovis Casais apontou que, neste período de verão europeu, normalmente ocorre um aumento significativo no número de turistas, devido ao período de férias. "Esperamos um aumento gradual a cada ano, o que é perceptível pelo movimento no CAT. Vemos isso como um fator positivo, com um crescimento significativo que se intensifica a cada ano", disse.
O turismólogo Marco Antônio Vitório destacou que, além do aumento sazonal em julho, foi observado um fluxo constante de turistas durante todo o ano, com destaque para argentinos, portugueses e alemães. "Esperamos um crescimento adicional a partir de outubro, com a aproximação da temporada de cruzeiros", previu.
Satisfação - Diversos turistas também têm compartilhado positivamente suas experiências. A psicóloga Mariana Simonetti, de 37 anos, que veio de Natal, no Rio Grande do Norte, afirmou que essa não é a primeira vez que visita a capital. "Agora estou voltando com uma nova perspectiva para que meus filhos e meu marido conheçam o lugar. Minha expectativa é encontrar muita alegria, um povo acolhedor, reencontrar a família e apreciar lugares bonitos", contou.
Já o empresário Carlos Lima, de 50 anos, do município de Cascavel, no Paraná, relatou que veio por influência de amigos. "Era uma das poucas cidades que eu ainda não conhecia. Decidi vir com um grupo de cerca de 20 pessoas. Minha expectativa é a melhor possível, já que Salvador é uma das capitais mais lindas do Brasil. Tudo aqui é encantador, e só tenho elogios a fazer", narrou.