Lançamento da Casa Chica Xavier reforça a representatividade negra no audiovisual baiano
Lançada em dezembro deste ano, a Casa de Cinema Negro Baiano Chica Xavier (CCNBA) é um projeto que busca promover a valorização da cultura negra, impulsionar o desenvolvimento econômico do setor e fomentar a formação e exibição de obras audiovisuais com a perspectiva da negritude.
Criada coletivamente em 2020 por Day Sena, Marcos Alexandre, Heraldo de Deus, Daniele Souza, Marise Urbano e Fabiano Zang, a Casa começa suas atividades em formato digital e itinerante, reunindo informações no perfil oficial do Instagram.
Além de ser um apoio estratégico para as produtoras negras, a Casa se dedica a estruturar uma cadeia produtiva do audiovisual que abarca todas as etapas da criação, desde a formação de novos talentos até a difusão de conteúdos e o reconhecimento do cinema negro baiano.
A escolha do nome da Casa, em homenagem à renomada atriz Chica Xavier, destaca a importância da representatividade negra nas artes cênicas. Nascida em Salvador em 1932, Chica construiu um legado de mais de seis décadas de carreira, marcando sua presença no cinema, teatro e televisão. Entre suas produções mais memoráveis estão "Orfeu da Conceição" (1956), "Dancin’ Days" (1978), "Sinhá Moça" (1986) e "Nosso Lar" (2010).
As primeiras oficinas da Casa de Cinema Negro Baiano Chica Xavier já têm datas confirmadas e acontecerão em Salvador, na Sala Makota Valdina, sede da Salcine (Rua Portugal, 2 - Comércio).
Confira o cronograma:
1. Narrativas negras - corpo e memória (Daniele Souza) - 17, 18 e 19 de dezembro/24
2. Elaboração de Projetos em Audiovisual (Day Sena) - 28, 29 e 30 de janeiro/25
3. Por uma narrativa sonora no cinema (Marise Urbano) - 18, 19 e 20 de março/25
4. Produção de Set para Cinema (Fabiano Zang) - 15, 16 e 17 de abril/25
5. Atuação para audiovisual (Heraldo de Deus) - 13, 14 e 15 de maio/25
6. Direção Cinematográfica (Marcos Alexandre) - 10, 11 e 12 de junho/25
As atividades fazem parte do segundo ciclo do SalCine Cursos, com patrocínio do SENAI/CIMATEC, da Secretaria de Cultura e Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC) e da Prefeitura Municipal de Salvador.