Show de Larissa Luz e convidadas encerra programação do Circuito Mulheres Negras em Movimento

Donas de estilos musicais próprios, as cantoras Larissa Luz, Luedji Luna, Mariene de Castro, Rachel Reis e Majur se uniram na noite deste domingo (27) para apresentar a força e potência de suas vozes e produções no show Ancestranças, na Praça Maria Felipa, no Comércio.

O show das artistas soteropolitanas se consagrou como um momento emblemático para a capital baiana, encerrando a programação especial do Circuito Mulheres Negras em Movimento. A ação foi desenvolvida pela Prefeitura de Salvador para celebrar o Dia Municipal da Mulher Negra, o Dia Nacional da Mulher Negra e de Tereza de Benguela e o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

As boas-vindas ao público na Praça Maria Felipa foram dadas por um dos poucos grupos estruturados de divulgação do folclore e da cultura popular baiana no país e no mundo, o Balé Folclórico da Bahia, e pela Banda Didá. Em comum, os artistas que se apresentaram hoje compartilharam o resgate das tradições afro-brasileiras e afro-baianas em suas produções.

“É um projeto que eu penso há muito tempo, de falar sobre o mês das mulheres negras com foco na nossa cultura, na nossa história, na nossa ancestralidade. Estou muito feliz de poder juntar tantas mulheres negras potentes no mesmo espaço para falar desses ícones, dos símbolos que constroem a história dessa cidade. Estou muito feliz”, disse Larissa Luz, pouco antes de abrir o show com as canções Descolonizada e Paz Terrível.

Luedji Luna subiu ao palco em seguida para performar ao lado de Larissa. “Estou muito honrada de estar dividindo o palco com minhas referências, com essas cantoras que escrevem a história da música baiana e brasileira. Acho que Salvador tem muito o que se orgulhar dessas mulheres, dessas artistas, e que bom que eu figuro dentro desse panteão”, definiu.

Empoderamento – De acordo com a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, o público teve a oportunidade de conferir, em uma única apresentação, os principais nomes da produção musical feminina contemporânea.

“É uma grande alegria reunir tantas artistas que movem a cidade, o mundo e toda uma sociedade num dia tão simbólico e especial para mulheres negras. Estamos finalizando com chave de ouro essa linda e potente programação de Salvador”, afirmou Ana Paula Matos.

A trancista Elisangela Lima, 51, conhecida como Eliza Afro, se esbaldou ao som de Larissa Luz. “Maravilhoso, perfeito, muito bem organizado. Um show que reverencia a cultura negra de Salvador, mostrando que aqui a gente tem muita força, sem excluir religião nenhuma. O evento foi voltado para todos os públicos e precisa existir mais como esse”, disse.

Para a cantora Lili Gonçalves, 36, o Mulheres Negras em Movimento fez jus à importância do Dia da Mulher Negra. “O fato de ter artistas com um cunho de visibilidade e importância nacional traz ainda mais representatividade e potência para nós, mulheres negras de Salvador”, avaliou.

Atividades – Ao longo de todo o dia, a Praça Maria Felipa contou com atividades de encerramento do Circuito Mulheres Negras em Movimento. Entre as atividades no local, uma bicicletada reuniu esportistas de diversos locais de Salvador em um trajeto entre o Santo Antônio e o monumento à Maria Felipa. Também teve roda de capoeira de mulheres, feira empreendedora e gastronômica, encontro de tambores negros, roda de samba, aulão de dança, entre outras atividades.

“A proposta foi pensada e criada como um circuito, pois o intuito foi expressar o ‘mover’ dessa mulher que constrói e que faz essa cidade. O programa Salvador Capital Afro buscou destacar todas essas atividades das pessoas negras, apoiando, patrocinando, executando junto e fazendo parcerias”, frisou Ivete Sacramento, assessora-chefe do programa Salvador Capital Afro.

Outras notícias

SAÚDE

Memorial Maria Odília recebe visitantes em abertura especial durante Circuito das Mulheres Negras

28 de Julho de 2025

POLÍTICA

O que o STF planeja fazer após Lula vetar aumento de deputados

28 de Julho de 2025

CIDADE

Mulher acusa cliente de efetuar disparo dentro de bar no Rio Vermelho

28 de Julho de 2025

CIDADE

Festa termina com duas pessoas baleadas em Sussuarana

28 de Julho de 2025

CIDADE

Prefeitura abre licitação para gestão de estações do BRT e do Terminal Mané Dendê

28 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024