Salvador Capital Afro ocupou Viver Salvador da Rua Chile com desfile da estilista Mônica Anjos

No último domingo (5), a estilista Mônica Anjos lançou sua nova coleção Odé Kaiodè com um desfile especial na Praça Thomé de Souza, em Salvador. O evento foi mais uma iniciativa do Programa Salvador Capital Afro e integrou o Projeto Viver Salvador, da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Com direção geral de Carlos Cruz, CEO do projeto Periferia do Futuro, o desfile propôs uma ocupação simbólica do espaço urbano, reposicionando corpos negros e saberes ancestrais no centro da cena cultural. Odé Kaiodè é foi manifesto visual que celebra a resistência, a elegância e a espiritualidade negra.

Para o diretor de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Chicco Assis, a proposta visou fortalecer o Viver Salvador e a conexão com o Programa Salvador Capital Afro. “Estamos propondo a ocupação de praças, a ocupação do ambiente urbano, com feira de empreendedorismo, com arte, com moda, conectando com o Afrobiz e Salvador Capital Afro, que fortalecem o movimento afroempreendedor da cidade. Então, a proposta deste final de semana foi que essas duas políticas desenvolvidas pela Secretaria de Cultura estivessem convergentes, para ocupar o centro, ocupar a Rua Chile e possibilitar uma maior visibilidade para os afroempreendedores e a afromoda da nossa cidade”, explicou.

A estilista Mônica Anjos também ressalta a importância simbólica e afetiva do evento. “Estar com esse desfile no coração de Salvador, na Rua Chile, fazer parte do movimento Salvador Capital Afro, contando a nossa história e reverenciando a nossa ancestralidade, a nossa religião de matriz africana, é para nós do coletivo da marca Mônica Anjos, um prazer imenso, entendendo da importância também da conexão com a Periferia do Futuro, com a direção luxuosa de Carlos Cruz e com todas as agências que estarão. Então é, acima de tudo, um resgate cultural, uma celebração, um dia e um movimento de afeto e de acolhimento”, ponderou.

Inspirada em Oxóssi e na memória de Mãe Stella de Oxóssi, a coleção reverencia a espiritualidade afro-brasileira com peças sofisticadas em fibras naturais, bordados manuais e estampas exclusivas criadas em parceria com o multiartista Agamenon de Abreu.

Neste final de semana, a programação do Viver Salvador (Especial Rua Chile) estava alinhada ao Programa Salvador Capital Afro, por meio dos afroempreendedores do Afrobiz e da parceria com o desfile Odé Kaiodè, de Mônica Anjos, que levou essa homenagem ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi.

Além do desfile de domingo, foi realizada a Feira Criativa Afrobiz para afroempreendedores no sábado e no domingo, das 10h às 20h, e uma apresentação artística no sábado, a partir das 16h, com um Rolê Percussivo da banda A Mulherada. A atividade foi um ensaio aberto com um arrastão do bloco afro feminino.

Outras notícias

CIDADE

SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026

15 de Janeiro de 2026

ESPORTE

Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)

14 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CULTURA

Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia

14 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026

Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026