Salvador reforça posição entre os principais destinos do país com alta de 5% no turismo este ano

Consolidada como um dos principais destinos turísticos nacionais, Salvador registrou um crescimento de aproximadamente 5% na taxa média de ocupação hoteleira, fluxo e receita turística entre janeiro e setembro, em comparação com o mesmo período no ano passado, segundo dados do Observatório do Turismo.  

Os espaços culturais da capital baiana também apresentaram resultados positivos em setembro, com destaque para os museus Pierre Verger, Casa do Carnaval da Bahia, Cidade da Música da Bahia e Memorial 2 de Julho, que registraram aumento no número de visitantes. O Memorial 2 de Julho, por exemplo, teve alta acumulada de 12% em relação a 2024, o que evidencia o interesse do público pela história e identidade cultural da cidade.

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, comemorou os resultados e destacou o impacto das ações estruturantes da Prefeitura. “Esses números mostram que Salvador está no caminho certo. Os investimentos em inteligência turística, tecnologia e promoção do destino têm sido fundamentais para manter o crescimento sustentável do setor. Estamos fortalecendo a economia criativa, ampliando a experiência dos visitantes e reafirmando Salvador como um dos destinos mais desejados do Brasil”, afirmou.

Com bom desempenho ao longo do ano, o setor hoteleiro teve taxas médias de ocupação acima de 60% em diversos meses de 2025. A ampliação da malha aérea, a requalificação da infraestrutura urbana e a diversificação da oferta turística também têm contribuído para atrair novos públicos e garantir maior permanência dos visitantes na capital baiana.

A expectativa é de um fim de ano ainda mais aquecido, com projeção de novos recordes no setor. A procura por hospedagens e pacotes turísticos para novembro, mês marcado pelo Salvador Capital Afro, já aumentou. Celebração da identidade e força da cultura afro-brasileira, o evento tem se consolidado como um dos principais atrativos do calendário cultural da cidade e contribui para manter o fluxo turístico alto fora da temporada de verão.

"Com ações contínuas de promoção nacional e internacional, ampliação de parcerias com o trade turístico e fortalecimento de eventos culturais, Salvador caminha para encerrar 2025 com novos recordes de visitação, receita e ocupação hoteleira. A capital baiana segue se destacando pela hospitalidade, riqueza cultural e experiências únicas que encantam visitantes do Brasil e do mundo", finalizou a secretária.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
 

Outras notícias

CIDADE

SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026

15 de Janeiro de 2026

ESPORTE

Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)

14 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CULTURA

Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia

14 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026

Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026