Oficina de teatro gratuita abre inscrições no Espaço Cultural Boca de Brasa Centro

Foto: Diney Araújo / Divulgação
Texto: Letícia Silva / Secom PMS

O Espaço Cultural Boca de Brasa Centro, na Barroquinha, recebe na próxima terça-feira (21) a oficina gratuita “Entre o Ator e a Personagem”, ministrada pelo ator Lúcio Tranchesi. A atividade acontece das 9h às 16h e integra a programação do projeto “Brecht é Coisa Nossa”, em uma parceria entre a Cia. de Teatro da Ufba e o grupo Terceira Margem.

A oficina propõe uma imersão no processo criativo de Lúcio Tranchesi na construção do personagem Galy Gay, protagonista do espetáculo “Homem é Homem”, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, uma das obras mais emblemáticas do teatro moderno mundial. O link para inscrições está disponível ns perfis https://www.instagram.com/teatroterceiramargem/ e https://www.instagram.com/escoladeteatro.ufba/.

O projeto “Brecht é Coisa Nossa” foi contemplado pelo Edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.

O ator e diretor Caio Rodrigo, integrante do projeto, destaca a importância da ampliação das ações formativas. “Expandir as atividades formativas do projeto ‘Brecht é Coisa Nossa’ para espaços culturais como o Boca de Brasa constrói pontes de conhecimento muito ricas com profissionais das artes cênicas e artistas premiados, que agora têm a oportunidade de compartilhar experiências acumuladas ao longo de décadas de carreira. E as oficinas gratuitas, em especial a de interpretação com o ator Lúcio Tranchesi, são o diferencial, o que há de especial na programação”, reflete.

Carreira – Com uma trajetória marcada por importantes contribuições à cena teatral, Lúcio Tranchesi iniciou seus estudos em 1974, no curso livre ministrado pela professora Ingrid Koudela, no Teatro São Pedro, em São Paulo. Em Salvador, deu continuidade à sua formação com a professora Yumara Rodrigues, estreando profissionalmente no Teatro Castro Alves em 1985.

Ao longo da carreira, o ator realizou diversas pesquisas sobre a commedia dell’arte com o Théâtre du Soleil e o professor Ewald Hackler, dedicando-se também ao ensino da técnica em oficinas da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

É autor e ator do espetáculo “O Sapato do Meu Tio”, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro nas categorias Melhor Direção (João Lima), Melhor Ator (Lúcio Tranchesi) e Melhor Espetáculo de 2005, em Salvador. Também integrou elencos de produções como “Salmo 91”, “O Galo”, “As Tentações de Padre Cícero”, “Por que, Hécuba”, “A Tempestade”, “As Cidades” e “Ensaio para uma Redenção”.

Criada em 1981, a Cia. de Teatro da Ufba é composta por docentes, técnicos, estudantes, estagiários e artistas convidados. Com foco na criação e produção de espetáculos de alto valor artístico, a companhia busca difundir textos pouco conhecidos e promover releituras de clássicos. Ao longo de sua trajetória, já produziu 58 espetáculos e recebeu mais de 20 prêmios, entre troféus locais, regionais e nacionais.

Outras notícias

EDUCAÇÃO

Projeto Territoriar transforma cidades baianas em salas de aula vivas e inspira nova visão sobre educação

17 de Outubro de 2025

CIDADE

Leilões da Transalvador ofertam 160 lotes de veículos, motos e sucatas aproveitáveis

16 de Outubro de 2025

POLÍTICA

Leo Prates será relator do projeto que regulamenta profissão de influenciador digital

16 de Outubro de 2025

MUNDO

Uruguai se torna o primeiro país da América do Sul a legalizar a eutanásia

16 de Outubro de 2025

POLÍTICA

Câmara aprova suspensão de ação no STF contra Gustavo Gayer

16 de Outubro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Em clima de romance com Vini Jr., Virginia Fonseca marcou presença no ensaio da Grande Rio ao lado da mãe do jogador 15 de Outubro de 2025

Gilberto Gil move ação contra padre por intolerância religiosa e pede indenização de R$ 370 mil 14 de Outubro de 2025