1º Festival da Lambreta da Mouraria celebra tradição gastronômica e boêmia do bairro de 18 a 30 de novembro
A Mouraria, um dos bairros mais históricos e charmosos do Centro Histórico de Salvador, vai se transformar num grande circuito gastronômico a partir desta terça-feira (18), com a 1ª edição do Festival da Lambreta da Mouraria. O evento vai durar 13 dias, indo até 30 de novembro, e promete movimentar a região com muita música e pratos generosos da iguaria, que é típica da capital baiana e um sinônimo de boa mesa entre amigos.
Seis bares e restaurantes locais participam da programação: Bigu, Koisa Nossa, Mistura Perfeita, Oxente Menina, Bar da Crys e Destampa. Cada um apresentará suas versões e segredos no preparo da lambreta, com temperos, acompanhamentos e criações exclusivas que reforçam o talento e a diversidade da gastronomia local.
Durante os 13 dias, o público também poderá aproveitar promoções especiais: de segunda a quarta, na compra de duas cervejas, a terceira é grátis; e ao pedir duas dúzias da iguaria, a terceira é por conta da casa. Já de quinta a domingo, ocorre o “Esquenta do Bloco Os Internacionais”, que anima o bairro com música e um combo especial (lambreta + petisco) criado por cada estabelecimento.
O festival é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o bloco Os Internacionais e com comerciantes locais. A ideia nasceu de uma provocação do tradicional bloco, cuja sede histórica fica na Mouraria. Com o retorno do grupo, surgiu também o desejo de reviver o espírito boêmio da localidade.
“O bloco Os Internacionais sempre teve sua sede na Mouraria. Nesse processo de retomada, surgiu a ideia da revitalização. Como o bairro é uma referência na lambreta em Salvador, pensamos em promover o festival junto com a Prefeitura e os donos dos bares”, explicou Antônio Walter Luna, diretor da instituição.
A iniciativa destaca a vocação gastronômica e boêmia dessa região querida pelos baianos e turistas. “Esperamos que a população participe do festival, bem como os turistas. Esperamos também que o festival fortaleça a tradição da lambreta na Mouraria, gerando assim um aquecimento na economia local.”, completou Walter Luna.
De acordo com Gegê Magalhães, diretor de Qualificação e Promoção do Turismo da Secult, o Festival da Lambreta é mais do que um evento gastronômico: é também uma estratégia da Prefeitura para recuperar o bairro, assim como aconteceu em outras áreas do Centro Histórico, como Saúde e Santo Antônio Além do Carmo, onde foi possível promover ocupações positivas e trazer de volta o movimento cultural e turístico.
“A Mouraria tem o mesmo potencial. É um bairro histórico, boêmio, com alma, com uma identidade ligada ao marisco e à boa gastronomia, e com personagens marcantes como a lambreta, que é um símbolo dessa tradição. A nossa intenção é que o festival seja o ponto de partida para uma nova fase da Mouraria. Que a partir dele o bairro volte a pulsar, se fortaleça, atraia visitantes e viva um ciclo longo e próspero para seus comerciantes e para toda a comunidade”, afirmou Gegê.
A proposta, segundo ele, é que o Festival da Lambreta não fique apenas em sua primeira edição, mas passe a integrar o calendário oficial de eventos de Salvador. “É nesse sentido que nós, da Prefeitura de Salvador, e também do bloco, unimos forças para criar essa ativação. Construímos o festival em conjunto com os comerciantes locais, pensando na melhor forma de entrega, de promoção e de movimentar o bairro”, disse.
Realização – O 1º Festival da Lambreta da Mouraria tem produção da SOLE Produções, com apoio da Coca-Cola, da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), do Bloco Os Internacionais e da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB).
SERVIÇO
Festival da Lambreta da Mouraria 2025
De 18 a 30 de novembro de 2025
Locais participantes: Bigu, Koisa Nossa, Mistura Perfeita, Oxente Menina, Bar da Crys e Destampa
Programação: promoções especiais e Esquenta do Bloco Os Internacionais
Outras notícias
Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)
14 de Janeiro de 2026
Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia
14 de Janeiro de 2026
Lavagem do Bonfim 2026 contará com operação especial de transporte em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026