Empreendedoras de Salvador expõem criações autorais na Expo Carnaval 2026

Até o dia 13 de fevereiro, 12 empreendedoras de Salvador vão expor as suas produções autorais na Expo Carnaval 2026. A mostra, que apresentará ao público peças como acessórios, fantasias, artigos em crochê e demais itens artesanais, é destinada exclusivamente a produtoras e comerciantes do sexo feminino, e teve início na última segunda-feira (2), no Piso L1 do Shopping Center Lapa, próximo à loja Narciso.

A ação integra o ciclo de feiras da Expo Mulher, uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A Expo Carnaval, diferentemente do que acontece nas demais feiras, não contará com o sistema de rodízio, por se tratar de uma exposição temática e pelo número reduzido de empreendedoras desse segmento.

Cristiane Xavier, coordenadora da Expo Mulher, conta que a finalidade do programa é financiar o empreendedorismo feminino na capital baiana. Especificamente sobre a Expo Carnaval, Cristina explica que a ação volta ao Center Lapa visando repetir o sucesso junto ao público conquistado na primeira edição, realizada em fevereiro de 2025. “Reunimos aqui artesãs que utilizam este espaço para mostrar e vender seus trabalhos manuais, hoje com essa pauta carnavalesca”.

As expositoras que participam da mostra são selecionadas a partir de curadoria realizada no grupo de WhatsApp do programa Expo Mulher, dentre cerca de 580 integrantes. “Abrimos um link de inscrição, e escolhemos as participantes de acordo com a ordem de adesão, sempre dentro dos temas solicitados para determinada exposição. Neste caso, o Carnaval”, reitera Cristina Xavier.

A coordenadora lembra ainda que a exposição demonstra a força do empreendedorismo feminino em Salvador. “Uma feira desse tipo reforça esse trabalho, dá maior visibilidade, por estar em um shopping center de grande circulação de pessoas, mostrando a essas empreendedoras que elas podem ir muito mais além do que elas imaginam com seu trabalho autoral”.

A artesã Nilza Silva, de 72 anos, é professora aposentada e hoje desenvolve um trabalho de artesanato focado em pedraria. “É algo que faço desde jovem, mas que hoje, além de hobby, virou fonte extra de renda”, explica a artista, que para a Expo Carnaval levou um estoque de vestimentas e acessórios, como cropped, pulseiras, tiaras e outros adereços.

Jornalista e frequentadora assídua das ações da Expo Mulher, Mariana Meira é cliente habitual dos trabalhos manuais. “Pesquiso sempre esses itens, e aqui encontrei tudo aquilo que procuro. Além disso, considero muito importante dar esse apoio às mulheres artesãs empreendedoras”.

Outras notícias

FAMOSOS

Influenciadora denuncia dona de restaurante em Salvador por cuspir em bebida

04 de Fevereiro de 2026

CIDADE

Polícia Civil apura morte de cabo da PM em ação no Nordeste de Amaralina

04 de Fevereiro de 2026

CIDADE

Lavagem de Itapuã altera trânsito nesta quinta-feira em Salvador

04 de Fevereiro de 2026

CIDADE

Metrô de Salvador terá funcionamento estendido durante Furdunço

04 de Fevereiro de 2026

SAÚDE

Hospital Municipal do Homem divulga agenda de triagens para cirurgias eletivas em fevereiro

04 de Fevereiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Influenciadora denuncia dona de restaurante em Salvador por cuspir em bebida 04 de Fevereiro de 2026

Oruam pode voltar à prisão após denúncia por disparo de arma de fogo 30 de Janeiro de 2026