Prefeitura inicia aplicação de inseticida contra Aedes nos circuitos oficiais do carnaval 2017
FOTO:REPRODUÇÃO
A partir desta quinta-feira (09), agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciarão a borrifação de inseticida para o controle do Aedes aegypti na região dos circuitos oficiais do carnaval 2017. Para o trabalho, os profissionais utilizarão a nebulização em ultra baixo volume - UBV costal, espécie de mochila de uso individual para pulverização do produto químico. As equipes iniciarão a aplicação a partir das 18 horas nos circuitos Barra/Ondina e Campo Grande, e às 4 horas da manhã no Pelourinho.
"Desde do início do ano, as equipes do CCZ intensificaram as ações de contingência contra o Aedes nos circuitos da folia com a eliminação dos focos com a aplicação de larvicidas nas visitas casa a casa, além do tratamento nos logradouros públicos como praças e ponto de ônibus. A partir de amanhã (09), passaremos para fase da borrifação de inseticida com o uso da ubv costal para que até a folia possamos atingir um índice de infestação próximo de zero, sobretudo, nos locais onde teremos grande circulação de pessoas", explicou Isabel Guimarães, coordenadora de Vigilância à Saúde de Salvador.
As ações pré-carnaval seguirão até dia 21 de fevereiro nas localidades do circuitos tradicionais (Barra/Ondina, Campo Grande e Pelourinho) e nas comunidades que receberão a folia nos bairros como Nordeste de Amaralina, Cajazeiras X, Ribeira, Plataforma, Periperi, Pau da Lima, Itapuã e Liberdade. Entre os dias 02 e 09 de março, os agentes de endemias retornarão aos locais para finalização do ciclo pós folia.
Mutirões de limpeza - Aliada a mobilização nos locais da folia momesca, a Secretaria Municipal da Saúde continua a ação de varredura simultaneamente nos 79 bairros prioritários da capital que apresentaram índice de infestação acima de 1,5% no último estudo publicado no início de janeiro.
"As varreduras nos bairros vão permanecer simultaneamente à estratégia nos circuitos do carnaval. Para esta grande ação estamos articulando também a participação das Forças Armadas para auxiliar nas visitas casa a casa, entrada em imóveis fechados e a limpeza de terrenos baldios para eliminação de possíveis focos.Iremos realizar uma grande varredura em toda cidade para diminuir significativamente o índice de infestação", anunciou Isabel.
Outras notícias

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano
10 de Julho de 2025

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos
09 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
