Greve de bancários é mantida após assembleia em Salvador

Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (13) em Salvador, os bancários decidiram manter a greve, iniciada há uma semana. De acordo com o presidente do sindicato da categoria, Augusto Vasconcelos, a paralisação foi mantida porque não houve acordo. A greve afeta, ao todo, 982 agências no estado - 238 unidades em Salvador e 744 no interior.
"Ainda não tem nenhuma proposta. Por isso, mantivemos a paralisação por tempo indeterminado. Estamos abertos ao diálogo e esperando uma proposta da Febraban [Federação Brasileira de Bancos]", disse Vasconcelos, em contato com o G1.
Uma nova assembleia da categoria foi marcada para 18h de segunda-feira (19). Assim como nesta terça, o próximo encontro também ocorrerá no Ginásio de Esportes, na Ladeira dos Aflitos.
Conforme o presidente do sindicato, a categoria pretende realizar manifestações na quarta-feira (14) como forma de pressionar os bancos a apresentarem uma proposta.
"Nossa proposta é intensificar a paralisação. Faremos manifestação no Comércio, na Avenida Estados Unidos, para chamar a atenção para a nescessiadade de retomar o diálogo", destacou.
Reivindicações
Na última rodada de negociação, ocorrida no dia 25 de setembro, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apresentou a proposta de 5,5% de reajuste salarial, o que, segundo o Sindicato dos Bancários, não cobre a inflação, acumulada em 9,88% no mês de setembro.
Entre os principais pontos da pauta de reivindicações estão redução da taxa de juros e tarifas para clientes e usuários dos serviços, atendimento à população no tempo designado na Lei dos 15 minutos (a qual o cliente não pode passar de 15 minutos na fila à espera de atendimento), reajuste salarial com reposição da inflação mais 5,7% de aumento real, segurança para evitar golpes e saidinhas bancárias, prevenção contra assaltos e sequestros, além de igualdade de oportunidades para os funcionários.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), durante a greve, os clientes podem fazer saques, transferências e outras operações por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular (mobile banking), telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.
Fonte: G1/Bahia
Outras notícias
Pontos de Cidadania ampliam acesso a direitos e fortalecem cuidado à população em situação de rua em Salvador
15 de Dezembro de 2025
Salvador sedia seminário franco-brasileiro que marca avanço histórico na atenção obstétrica com ampliação da analgesia d
15 de Dezembro de 2025
Trânsito na Av. Tancredo Neves será alterado para avanço nas obras de viaduto
12 de Dezembro de 2025
Assembleia Legislativa da Bahia aprova dois novos empréstimos após longa sessão com obstrução da oposição
12 de Dezembro de 2025
Quase 1 milhão de turistas visitam Salvador com receita de R$ 2 bilhões durante Novembro Salvador Capital Afro
12 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025