Com shoppings em clima de Natal, especialista alerta sobre gastos
A mais de um mês para o Natal, os shoppings de Salvador já estão em clima natalino a fim de atrair a clientela para as compras de fim de ano. Contudo, os consumidores devem tomar cuidado para não começar o ano de 2016 endividado. Quem faz o alerta sobre o gasto desordenado do dinheiro é o economista Isaías Matos.
"Ele [o consumidor] precisa ser fiel ao seu orçamento. Priorizar pagamentos à vista, evitar o uso do cartão de crédito, principalmente por conta dos juros. O que a gente está vivendo, diante desse cenário, é necessário ser responsável no ponto de vista financeiro", disse Matos.
Com o objetivo de evitar muitos gastos no final do ano é que a artista plástica Miriam Lopes, aproveita as promoções e adianta as compras do Natal. "Eu percebo que sempre pago mais barato quando compro com um ou dois meses de antecedência, faço isso por uma questão econômica. Eu aproveito as promoções porque quando a gente deixa para última hora, sempre compra mais caro. Já comprei bijuterias, bolsas de palha e crochê, coisas mais artesanais", explicou.
A professora Cristina Damasceno também concorda com as compras antecipadas. "Eu já estou começando a pensar justamente nas pequenas lembranças. Eu faço uma lista com os nomes de quem vou dar uma lembrancinha e vou comprando as coisas. Estou buscando presentes alternativos, em feiras que acontecem na cidade [ Salvador] nos fins de semana, tem muitas coisas artesanais. Além de buscar presentes mais em conta, por outro lado, você incentiva esse mercado, produtos com valor estético mais aprimorado", relatou.
Fonte: G1/Bahia