Boca de Brasa promove atividades culturais na Feira Social do Novo Mané Dendê

Ao compreender que a cultura é um direito do cidadão, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove o projeto Boca de Brasa Movimentando o Novo Mané Dendê, que acontece no próximo sábado (13), das 9h às 16h, na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, no Rio Sena. A programação cultural integra a Feira Social do Novo Mané Dendê.

 

Na grade de atrações, os Talentos do Mané Dendê se apresentam no Palco Aberto Boca de Brasa. O microfone fica à disposição para que os artistas locais possam realizar intervenções em seu segmento cultural. A proposta é possibilitar um espaço de visibilidade e de valorização para artistas residentes do Novo Mané Dendê, onde eles possam apresentar seus trabalhos para um público massivo.

 

A programação também apresenta o resultado das Oficinas Coletivizando Arte, que ofereceram à população local cursos de iniciação ao teatro, ao canto e à dança promovidas pelo Coletivo 4. A iniciativa introduziu os alunos em aulas práticas e teóricas de diferentes linguagens artísticas com o propósito de descobrir e estimular novos talentos.

 

“O Boca de Brasa está chegando para movimentar ainda mais a cultura e as artes do Novo Mané Dendê. Oficinas, diálogos, apresentações e palco aberto para fortalecer as artes do Subúrbio. Possibilitar que as comunidades dos bairros abarcados pelo Mané Dendê tenham acesso aos meios de produção e fruição cultural e artística”, destaca o gerente de equipamentos culturais, Chicco Assis.

 

Convidados – Além dessas atrações, o projeto conta com artistas convidados da região. Léo Oliveira sobe ao palco para trazer toda a força da música gospel. O grupo Arca de Olorum, originário do Rio Sena, promove uma intervenção percussiva na Feira.


O reggae também tem espaço na programação com o cantor MAVI, que apresenta seus principais sucessos. O coletivo Kalifa marca sua presença através do rapper Cold Mansa e dos MCs EV e Ananda Savitri.

 

O show principal será comandando pelo grupo Afrocidade. O grupo promove uma apresentação com todas as suas influências musicais, que vão do pagode e passa pelo arrocha, reggae, dub e ragga, tendo sempre os ritmos percussivos como a base de sua identidade. O público pode imergir em suas letras, que retratam o cotidiano e reflete sobre as desigualdade e consciência racial.

 

Literatura infantil – Ainda na programação da Feira, a partir das 9h, o projeto Kaê Erê marca presença no evento. Estão previstas intervenções artísticas, oficina, cantinho da leitura e brincadeiras, cuja proposta é apresentar o processo de leitura como um hábito prazeroso e divertido para os pequenos.

 

Através de remendos, dobras, cortes, nós e retalhos, a Oficina de Bonecas Abayomi apresenta às crianças a possibilidade de se criar a própria boneca. Essa é uma técnica ancestral de confecção. Com muita alegria e diversão, o palhaço Tiziu realiza uma performance que provoca a graça e o riso. Seu propósito é trazer mais leveza à vida. Além disso, há muita brincadeira com os jogos Kaê Erê e Yotá Shisima.

 

Mané Dendê – O projeto Mané Dendê é um amplo programa de infraestrutura e saneamento de Salvador, englobando uma iniciativa de grande impacto econômico e social que pretende transformar vidas e se tornar um programa referência nacional. A ação abrange toda a bacia do rio Mané Dendê, afluente do rio do Cobre, beneficiando cerca de 31 mil pessoas em cinco bairros, Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela.



A intervenção prevê alcançar cerca de 800 mil m² de área, contemplando melhorias nos eixos de saneamento e qualidade ambiental das bacias e das águas do rio. O projeto contribuirá diretamente para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, redução dos riscos de vulnerabilidade por inundações e melhora das condições urbanas para a população.

 

Além disso, contempla investimentos para melhorar os níveis de educação e cultura sanitária da população e o desempenho das instituições responsáveis pelo funcionamento sustentável da infraestrutura.

Outras notícias

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024