CMEIs estimulam aprendizado em cultura popular nordestina

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) vêm promovendo uma série de ações voltadas a crianças de 2 a 5 anos, relacionadas ao projeto de Educação Infantil. Neste trimestre, as instituições estão trabalhando a cultura popular, com ênfase na região Nordeste. 

 

Na Escola Municipal São Damião, o Grupo IV está aprendendo mais sobre o Rio São Francisco, a partir do livro ‘O Mistério do Sumiço do Velho Chico’, conhecendo a cultura e as potencialidades da região banhada pelo rio. Na quarta-feira (24), a atividade contou com a produção de um cuscuz de tapioca, com a participação de 11 estudantes e da professora Luciana Sudsilowsky. No Grupo III, a professora Jocemeire Cazaes usou a receita da Cuca, personagem do folclore brasileiro, para trabalhar unidades numéricas em sala. 

 

Além disso, crianças de 3 anos, matriculadas no Grupo II, participam de brincadeiras didáticas, como a simulação de lavagem de roupas. “A maioria das vivências infantis realizadas na escola abarca vários campos de experiência. Neste caso, temos uma turma de tempo integral com 17 crianças, numa fase fundamental da vida, quando aprendem a cantar e a se comunicar melhor ao som da música ‘Lavando roupa com sabão’. A atividade envolve o aperfeiçoamento da motricidade, com ações como esfregar, torcer, abrir os pregadores e estender as roupinhas ao sol e ao vento”, explica a professora Sirlene Oliveira. 

 

Ela acrescenta que está em curso na escola neste mês, seguindo até outubro, o projeto Cultura Nordestina, que orienta as atividades pedagógicas do período. Uma delas é a brincadeira da Feirinha da Tia Norma, na qual as crianças aprendem a identificar frutas, verduras e legumes, suas cores, bem como adquirem noções de matemática, na simulação de compra e venda da vivência. 

 

Diretora da escola, Taís Barros informa que a São Damião desenvolve atividades específicas com os mesmos temas, para crianças com deficiência. Ela adianta que o próximo projeto trimestral vai abordar a cultura afro-brasileira, em homenagem ao Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro.

 

Outras notícias

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024