Pelourinho recebe primeira edição da Expo Mulher

 

A primeira edição da Expo Mulher, feira urbana realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, Infância e Juventude (SPMJ) para promover produtos e serviços de economia criativa desenvolvidos por mulheres, acontece neste sábado (19), até as 19h, no Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho.

O evento, que a um só tempo homenageia o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (celebrado em 19 de novembro) e o mês da Consciência Negra, reúne 50 expositoras de produtos diversos. As participantes foram previamente cadastradas na plataforma Compre Delas, site criado pela Prefeitura de Salvador (https://compredelas.salvador.ba.gov.br) para divulgação gratuita de empresas geridas pelo público feminino.

Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, a Expo Mulher vem para fomentar a autonomia da mulher através da criação de emprego e renda desencadeada pelo empreendedorismo feminino. “É uma iniciativa que fortalece o combate à desigualdade de gênero, à violência contra a mulher e à discriminação racial. Salvador tem uma população essencialmente negra e o conjunto das mulheres que empreendem nas comunidades da cidade tem a mesma raça. Portanto, é fundamental ampliar o espaço, tanto físico quanto digital, onde se ganha em escala, para essas empreendedoras exporem seus produtos e serviços com mais visibilidade e fazerem deste movimento uma mola propulsora do nosso desenvolvimento econômico”, afirmou.

Moradora do bairro de Cosme de Farias, Silvielen Braga, de 31 anos, criou há três anos a marca de acessórios Negrasil, que ocupa um dos stands da Expo Mulher. Dentre os produtos comercializados estão bijuterias originais, criadas artesanalmente a partir da inspiração da cultura afro-baiana, como pares de brincos, argolas, pulseiras e colares de búzios, que custam a partir de R$15 e chegam a R$150.

“Há muito tempo as mulheres negras sustentam a economia de suas famílias e da cidade por meio do empreendedorismo, atuando fora da zona de conforto. Então, a oportunidade de ter ganhar uma visibilidade especial com este evento gratifica porque, além de vender os produtos, ver alguém se sentindo mais bonita por utilizá-los me deixa muito feliz”, comentou Silvielen.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024