Codecon realiza Operação 15 Minutos para coibir práticas abusivas em bancos

Com o objetivo de garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores e promover a melhoria dos serviços bancários, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) iniciou uma nova Operação 15 Minutos na última segunda-feira (10). A ação tem como foco principal verificar o cumprimento da lei que termina o tempo máximo para atendimento nos bancos, bem como a acessibilidade e o atendimento prioritário.

 

Até o momento, foram vistoriadas seis agências e duas delas foram consideradas irregulares. Um auto de infração foi emitido devido à ausência de atendimento prioritário por parte da gerência, bem como o descumprimento da lei dos 15 minutos em suas três modalidades de atendimento: convencional, prioritário e prioritário 80+. A operação continuará até o próximo dia 18 em agências bancárias selecionadas com base em denúncias recebidas.

 

Segundo o diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, as agências que não se adequarem ou cometerem infrações graves serão autuadas e poderão sofrer sanções mais severas. "Além do cumprimento da lei, os fiscais verificam questões como o respeito às normas de segurança e acessibilidade, a exemplo da presença de rampas e elevadores para pessoas com mobilidade reduzida. Nosso objetivo é garantir que os bancos cumpram suas responsabilidades e ofereçam um atendimento de qualidade a todos os clientes. Caso as normas não sejam cumpridas, medidas administrativas serão adotadas", destacou.

 

A Lei Municipal dos 15 Minutos (5.978/2001) determina que o consumidor tem o direito de ser atendido em um prazo máximo de 15 minutos nos caixas em dias normais e de 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados. Além dessa lei, outras normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estão sendo observadas durante a operação, como a emissão de bilhetes ou senhas com horários de recebimento e atendimento, a disponibilidade de assentos adequados p

ara idosos e pessoas com deficiência, a existência de sinalizações claras sobre o atendimento prioritário e o fornecimento de informações transparentes sobre tarifas e serviços.

Após o período de intensificação das fiscalizações nas instituições bancárias, a Codecon continuará recebendo denúncias por meio de seus canais oficiais, tais como o aplicativo Codecon Mobile, o site www.codecon.salvador.ba.gov.br e o Fala Salvador, no número 156. Em caso de infração, os responsáveis estarão sujeitos a multas que variam entre R$900 e R$9 milhões.

 

Texto: Ascom/Codecon

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024