Projeto de transparência da Prefeitura é destaque em seminário de auditoria financeira no TCE-BA
Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), participou do Seminário Auditoria Financeira, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). Na ocasião, foi apresentado o Balanço Soteropolitano, reconhecido pela qualidade e forma instrutiva de divulgar as finanças da capital baiana.
Durante quarenta minutos, a contadora-geral do Município, Luciana Borges, demonstrou como os artifícios visuais, a exemplificação, a ludicidade e a linguagem menos técnica podem deixar a população mais atraída pelos balanços financeiros divulgados pelos entes governamentais. A apresentação agradou o público presente no salão do plenário Lafayette Pondé, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Para contadora-geral do município, o Balanço Soteropolitano é motivo de orgulho, pois tem alcançado o principal objetivo: levar informação sobre ao cidadão que não tem conhecimento técnico na área. “Nosso papel fundamental é informar para todas as classes de usuário. Com o Balanço Soteropolitano, a gente começou a atingir um público que até então não conhecia, não se interessava ou achava a área de finanças públicas demasiadamente complexa para se aproximar”.
A secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, reforçou a expectativa de a iniciativa se multiplicar pelo Brasil. “Estamos muito felizes. O reconhecimento dos exigentes órgãos de controle reforça que estamos no caminho certo, ampliando e tornando cada vez mais transparente a relação com o contribuinte”.
Divulgado anualmente com o Relatório Contábil de Propósito Geral, o Balanço Soteropolitano explica para o cidadão comum o funcionamento e a dinâmica das contas públicas a partir de uma linguagem lúdica, simplificada e mais atrativa. Esse projeto ainda reforça os compromissos de governança, accountability, transparência e tempestividade na produção e disponibilização de informações contábeis e financeiras.
Em maio de 2023, o Balanço Soteropolitano foi apreciado pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Bahia (TCE-BA), durante a 21ª sessão ordinária, em decorrência da maneira exemplar como levar e facilitar o acesso à informação contábil e financeira da capital baiana. Além disso, também foi um dos 20 projetos selecionados para o pontapé do fórum internacional The Creative Bureaucracy Festival, que reúne anualmente gestores, políticos, membros da sociedade civil e organizações transformadoras. Na ocasião, a medida foi apontada como uma solução inovadora e criativa na área da administração pública.
Acesso – O Balanço Soteropolitano está disponível no Portal da Transparência (www.transparencia.salvador.ba.gov.br) e site da Secretaria Municipal da Fazenda (www.sefaz.salvador.ba.gov.br/relatorios), na aba Relatório Contábil de Propósito Geral, desde o dia 30 de março.
Outras notícias

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador
18 de Agosto de 2025

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22
18 de Agosto de 2025

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista
18 de Agosto de 2025

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
