Artesanato da Bahia oferece curso gratuito de MODELAGEM em CERÂMICA no MAM-Bahia
Estão abertas até este domingo (16.10) as inscrições GRATUITAS para o 'CURSO INTENSIVO de MODELAGEM em CERÂMICA' com a artesã Edna Marta. As inscrições são gratuitas e feitas deste LINK, https://bit.ly/3SGNgh5 que também está na Linktree do perfil @artesanatodabahiaoficial no instagram. O participante que atingir 70% de frequência receberá certificado. O curso é presencial nas Oficinas do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia).
O Curso integra o Plano de Trabalho da Escola das Tradições do Programa Artesanato da Bahia. O objetivo do Plano é realizar formações que são conduzidas por mestres e/ou artesãos, bem como de especialistas nos temas ofertados. O curso é voltado para artesãos e artesãs que já possuem conhecimento na cerâmica. A carga horária é de 40h, sempre às terças e quintas, das 08:40 às 12h, nas Oficinas do MAM. O período vai de 18 de outubro a 30 de novembro. Mais informações: @artesanatodabahiaoficial e https://artesanatodabahia.com.
ARTE POPULAR – Com 62 anos de fundado o MAM-Bahia tem uma antiga relação com o artesanato e a arte popular baiana e nordestina, já que a sua criadora e primeira diretora (1959-1964), Lina Bo Bardi (1914-1992), na sua proposta inicial pensava em dois museus no mesmo local – Solar do Unhão: de Arte Moderna e de Arte Popular. Ela pensava em criar no MAM uma Escola de Desenho Industrial e Artesanato. No entanto, saiu da Bahia e voltou para São Paulo, em 1964, muito em função da ditadura militar.
O MAM também está se preparando para abrir para visitação, ainda em outubro, a ‘Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi’. A coleção foi criada a partir das viagens que Lina fez no início dos anos 1960 para o Recôncavo e o Sertão da Bahia e para outros estados nordestinos onde conhecia e coletava objetos de arte nas feiras populares e com os artesãos. Muitas outras peças foram coletadas por seus amigos ou pessoas que admiravam o trabalho de Lina.
UNHÃO e EXPOSIÇÕES – Na restauração do Solar do Unhão, sede do MAM-Bahia, Lina buscou utilizar todo o conhecimento que tinha adquirido na Itália sob uma perspectiva moderna da arquitetura, derrubando paredes internas, aproveitando os múltiplos usos históricos da construção iniciada a quatro séculos e “procurando não embalsamar o monumento, mas integrando-o ao máximo na vida moderna”. O complexo arquitetônico é originário do século XVII e tombado como Patrimônio do Brasil desde 1943.
Em novembro de 1963 Lina entrega o Solar do Unhão à população com um Museu de Arte Popular inaugurando duas exposições: ‘Artistas do Nordeste’ e ‘Civilização do Nordeste’. Em 1964, depois do Golpe Militar, Lina é demitida pelo governo, e os dois museus passam a ser unificados como Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) no complexo do Unhão. Informações sobre o museu via telefones (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). Acesse o instagram @bahiamam e site www.mam.ba.gov.br.
SERVIÇO:
‘Curso Antemão, a Mão/SALVADOR - Modelagem em Cerâmica - Aprimoramento da Técnica’
Quantidade de vagas: 20
Período de inscrições: até 16 de outubro
Período do curso: de 18/10/2022 a 30/11/2022 (sempre às terças e quintas) das 08h40 às 12h
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia - Av. Lafayete Coutinho, s/n - Comércio, Salvador - BA, 40060-110
Modelagem em Cerâmica - 40h