IPTU Verde: Salvador amplia prazo de renovação e inclui novos requisitos para adesão do serviço

Salvador avança mais uma vez em ações para beneficiar o ecossistema e acompanhar as mudanças climáticas. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) assinou o novo decreto do IPTU Verde para ampliar a adesão da população com o serviço. 

A partir de agora, o prazo de renovação do benefício passa de três para cinco anos. Além disso, foram incluídos 39 requisitos alinhados com as novas demandas do meio ambiente e do mercado imobiliário, além de uma revisão da pontuação do Programa de Certificação Sustentável nas premissas já existentes para potencializar a inclusão de condomínios e imóveis da capital baiana. 

Segundo a pasta, com o novo decreto será possível incluir no benefício, os prédios já construídos para a implantação de iniciativas sustentáveis, medida inédita na capital baiana. “As políticas públicas anteriores apenas ofertavam o IPTU Verde para novos imóveis, no entanto, é preciso reconhecer a dimensão da cidade que já possui inúmeros condomínios, prédios e imóveis comerciais sem nenhum tipo de medida “verde” para ajudar ao meio ambiente. O momento agora é de agregar, unimos esforços para ampliar a implementação do serviço. Basta a população se interessar em ser um propagador de boas ações sustentáveis, começando pelo próprio lar”, explica Marcelle Moraes, titular da Secis. 

As informações completas estão no site iptuverde.salvador.ba.gov.br. 

Como obter

O IPTU Verde é concedido, pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), a todo imóvel que atenda ao conjunto de itens que comprovam seu comprometimento com a sustentabilidade.

É simples e fácil. Para obter a certificação IPTU Verde basta observar as iniciativas constantes no Anexo I do Decreto 25.899\2015 e integrar o máximo em seu projeto de construção ou reforma. Ao dar entrada no pedido de Alvará na SUCOM, Secretaria Municipal de Urbanismo, anexe o formulário (linkar) elencando cada uma das iniciativas e sua respectiva pontuação. No pedido de Habite-se a SUCOM fiscalizará a entrega e emitirá junto com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência – SECIS o Certificado que dará direito ao desconto no IPTU.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024