Projeto Bombeiro Educador na Escola vai atender quase dois mil adolescentes na capital e RMS
Os estudantes do 1º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral Barros Barreto, em Paripe, na capital baiana, participaram nesta quarta-feira (1º) do lançamento oficial do Projeto Bombeiro Educador na Escola (Proebom). A cerimônia, que aconteceu no auditório da unidade de ensino, reuniu também toda a comunidade escolar, além de autoridades civis e militares. Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a ação tem como objetivo unir educação, cidadania e cultura de prevenção para estudantes da rede pública estadual.
"Demos aqui o ponto de partida para uma transformação poderosa na vida desses e de outros jovens baianos. Iniciamos este projeto piloto, mas nossa meta é que ele alcance todas as unidades de ensino da Bahia, públicas e privadas. É importante que os jovens saibam como agir em caso de incidentes, prestando o primeiro atendimento de forma adequada. Também estamos levando cidadania e nos aproximando desses jovens, que podem ser nossos futuros colegas de profissão", explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Aloisio Mascarenhas.
A iniciativa vai contemplar, inicialmente, sete escolas da capital e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), beneficiando 1.960 alunos do 1º ano do ensino médio. Em um momento em que a juventude enfrenta múltiplos desafios sociais, o Proebom surge como um esforço concreto para resgatar valores como responsabilidade, empatia e consciência coletiva, pilares que movem o trabalho dos bombeiros e que agora serão semeados nas salas de aula.
"A gente não tinha essa cultura de prevenção, mas estamos aqui com esses jovens adultos, plantando a semente da prevenção de incêndios. Hoje, temos a oportunidade de ver o que está acontecendo. A Bahia está na vanguarda ao apresentar aos nossos estudantes da rede pública essa sementinha do bem. Absorvam o que puderem aprender, com a certeza de que, um dia, vocês podem ser um anjo na vida de alguém", explicou o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira.
O projeto oferece uma abordagem prática e interativa. Os estudantes terão aulas teóricas e práticas, além de oficinas temáticas, simulações de situações reais e aulas que estimulam a tomada de decisão, o autocontrole e a prevenção de acidentes.
Outras notícias
SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026
15 de Janeiro de 2026
Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)
14 de Janeiro de 2026
Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia
14 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026