Secis apresenta programas de certificação sustentável para estudantes da UniRuy

Os estudantes de graduação em Arquitetura e Engenharia Ambiental do Centro Universitário UniRuy tiveram a oportunidade, nesta quarta-feira (31), de conhecer os programas de certificação sustentável de Salvador. A apresentação foi realizada no auditório da instituição, na Avenida Paralela, e contou com a presença da titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes. 

 

Um dos principais destaques da explanação foi a construção sustentável. Isso porque a edificação ou espaço construído pode ter, na concepção, a construção, a operação e o uso de conceitos e procedimentos reconhecidos de sustentabilidade ambiental, proporcionando benefícios econômicos, na saúde e no bem-estar das pessoas. 

 

Uma arquitetura sustentável leva em conta a relação da edificação com o entorno, principalmente se a construção for feita ao redor de áreas ambientais. Na explanação, foram abordadas as formas de eficiência energética, destacando como utilizar fontes limpas e com baixo impacto sobre o meio ambiente, a exemplo dos painéis fotovoltaicos e aquecedores solares e maneiras sustentáveis de gestão de água e resíduos. 

 

Foram apresentados ainda os programas IPTU Verde e IPTU Amarelo, que associam diversas práticas sustentáveis a benefícios fiscais, diferente de outras cidades no Brasil, incentivando gestores de empreendimentos residenciais, comerciais, mistos ou institucionais a realizarem ações e práticas sustentáveis em suas construções. O IPTU Verde oferece descontos diretamente no IPTU, de acordo a adoção de cada item de sustentabilidade no imóvel, a exemplo de sistema de captação de água de chuva e uso de materiais recicláveis – cada iniciativa corresponde a uma pontuação no Programa de Certificação Sustentável. 

 

Já o IPTU Amarelo motiva os proprietários de casas e condomínios a implementarem o sistema de geração de energia solar em suas residências. Ao participar do programa, o proprietário é beneficiado com descontos no Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU), por meio de três categorias: ouro, prata e bronze, que definem o percentual de descontos de acordo com a quantidade de energia solar consumida. Ou seja, quanto mais energia solar se produz, mais descontos no IPTU são gerados. 

 

“Apenas através da educação, é possível formarmos cidadãos mais conscientes da importância de que as construções sejam efetivamente sustentáveis. Tivemos a oportunidade de dialogar com esses estudantes, apresentar e mostrar que é possível reconstruirmos uma Salvador cada vez mais comprometida com ações sustentáveis em suas construções e ambientes”, avaliou a titular da Secis.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024