Escola Municipal Bom Juá recebe projeto nacional BuZum!
A Escola Municipal Bom Juá recebe, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), o projeto nacional BuZum!, que promete fazer a diversão da criançada com as apresentações dos espetáculos “Perigo Invisível” e “O Grande Perigo". Serão exibidas sete sessões para 203 estudantes da instituição, do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino.
As encenações lúdicas, que se baseiam em temáticas como higiene pessoal, importância do respeito às diferenças nas relações e preservação dos mares e oceanos, serão realizadas no pátio da escola. “Falamos muito sobre meio ambiente, promovemos várias atividades com foco na preservação dos nossos ecossistemas. Com certeza essa iniciativa reforça o conteúdo que repassamos aos nossos alunos”, frisa o diretor da unidade escolar, Herson Conceição. Ele completa que o conteúdo das apresentações será inserido em novas atividades em sala de aula.
A diretora do BuZum, Mari Gutierrez, explica como o teatro pode ser uma potente ferramenta para o processo educacional. “Com a arte do teatro de bonecos, o BuZum! conscientiza e ensina as crianças, e porque não dizer adultos, de forma lúdica, ao abordar temáticas que são atuais e que necessitam da atenção de toda a sociedade. Em ‘Perigo Invisível’ falamos da importância de cuidarmos da nossa higiene pessoal, em especial depois de tudo o que viemos com a pandemia. Já em “O Grande Perigo” abordamos o quanto precisamos estar mais atentos à preservação dos nossos mares e oceanos e o quanto a poluição é prejudicial à fauna marina”, detalha.
Teatro e educação – Na estrada há exatos 12 anos, o BuZum promove a arte e a cultura em todo o país junto a crianças que, muitas vezes, nunca tinham tido assistido a uma peça teatral, sendo fortemente impactadas tanto pelo lúdico, quanto pelo conteúdo educativo intrínseco em cada tema que permeia os espetáculos. Antes da pandemia, o projeto acontecia dentro dos ônibus. No entanto, devido às necessidades sanitárias, as apresentações foram adaptadas para a área externa do veículo.
As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da grade curricular. O projeto fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários. O projeto é realizado através da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto CCR.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
